Cotidiano

Avicultor denuncia sumiço de grãos de depósito da Grão Norte

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

O avicultor João Firmino Mesquita procurou a Folha para denunciar o desaparecimento de aproximadamente 44 mil sacas de grãos que sumiram de um depósito da Cooperativa Grão Norte, sendo 33 mil de milho e 11 mil de soja. O produtor, que utiliza o depósito há pelo menos cinco anos, informou que paga pelo armazenamento e nunca teve problemas para retirar os produtos do local. O prejuízo está calculado em R$ 2,6 milhões.

Segundo Mesquita, o contrato entre as partes se deu pelo fato de o avicultor não ter depósito suficiente para guardar os grãos, comprados anualmente. Com o material guardado, a retirada era realizada conforme a necessidade. Outros produtores, no entanto, depositavam os grãos para venda, quase sempre realizada entre os próprios produtores. Contudo, do ano passado para cá, a classe começou a ter problemas na hora da retirada dos grãos.

“Fui começando a receber os grãos em pouca quantidade, só que esse mês não mandaram mais nada e, além disso, fecharam o depósito. Fui atrás e sequer consegui passar pelo portão”, explicou. Mesquita esclareceu que tentou contato diversas vezes com os responsáveis, mas não obteve explicações sobre a situação. Frente ao prejuízo, ele decidiu acionar um advogado para solucionar o problema.

O avicultor não soube informar o que pode ter acontecido com a Cooperativa, mas destacou que vários produtores estão sendo prejudicados com a falta de informação sobre o paradeiro dos produtos, principalmente os pequenos produtores. “A polícia chegou a me procurar, dizendo que eu e outros produtores estaríamos comprando grãos roubados. Tive que mostrar o contrato registrado em cartório para explicar a real situação”, disse.

Na última semana, passando em frente ao local, o avicultor observou uma movimentação de carretas retirando produtos do depósito da Cooperativa por conta de uma decisão judicial. “Estamos entrando com ação judicial também, na expectativa de conseguir os nossos grãos de volta”, finalizou.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Cooperativa Grão Norte para um posicionamento. Contudo, o presidente, Oscar Maggi, após ouvir as informações constantes na matéria, afirmou para a reportagem que não irá se pronunciar sobre o assunto.