Cotidiano

BR-174 é liberada após quatro dias de manifestações

A liberação foi acertada após uma negociação entre o representante do Ministério de Minas e Energia, comandante Jeferson Oliveira, e manifestantes

O trecho da BR-174 que estava interditado por garimpeiros desde a última segunda-feira (4), acaba de ser liberado, após uma negociação entre o representante do Ministério de Minas e Energia, comandante Jeferson Oliveira, e manifestantes.

A liberação foi acertada após a confirmação de que na próxima quarta-feira (13), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, receberá as lideranças do movimento garimpeiro.

“Esse encontro em Brasília é para que essa situação seja contornada”, comentou o comandante em entrevista a Folha.

Sobre a multa de R$20 mil determinada pela justiça, após a identificação dos manifestantes pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que enviou os dados a Advocacia Geral da União (AGU), ele informou que vai ver de que forma poderá interferir, tendo em vista que os manifestantes não têm condições de pagar.

O trecho localizado no Km 485 estava interditado por garimpeiros que protestavam pela retirada dos trabalhadores das áreas indígenas, onde faziam garimpagem ilegal.