Cotidiano

BR-174 vai ficar parcialmente fechada, dizem garimpeiros

Segundo os garimpeiros, a manifestação ocorre em paralelo com outras ações em outros estados do país 

A rodovia BR 174 continuará fechada até esta quinta-feira, 10, informaram os mais de 300 garimpeiros que estão nas proximidades do Anel Viário fazendo manifestação contra o fechamento dos garimpeiros em Boa Vista.

A manifestação é coordenada pela Cooperativa de Garimpeiros em Roraima que a cada hora liberam por 10 minutos a rodovia para que os veículos possam passar pela estrada.

Segundo os garimpeiros, a manifestação ocorre em paralelo com outras ações em outros estados do país, que pedem como principal reivindicação, a regularização da profissão.

Os manifestantes solicitam uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e com a bancada federal para saber como anda o projeto que legaliza o garimpo e, principalmente, querem a garantia de poder garimpar nas terras durante a tramitação do projeto.

Os garimpeiros também pretendem se reunir com o governo do estado para tratar do assunto.

FECHAMENTO DO GARIMPO – A manifestação acontece após uma fiscalização fechou ao menos 30 garimpos ilegais e retirou centenas de invasores da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A operação Walopali-Curare XI durou 12 dias e apreendeu equipamentos usados na exploração de ouro e até um helicóptero.

Durante a operação, deflagrada entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro, foram destruídas duas pistas de pouso ilegais de abastecimento ao garimpo feitas no meio da floresta. 

Além disso, dezenas de motores, bombas draga, geradores e equipamentos de sucção utilizados nos garimpos de barranco, chamados localmente de “tatuzão”, foram destruídos para evitar o uso e aproveitamento indevidos.

A estimativa da Funai é que tivessem cerca de 7 a 10 mil garimpeiros operando ilegalmente na Terra Indígena, impactando com violência,  desmatamento, assoreamento dos rios e contaminação por mercúrio nas comunidades.