Cotidiano

Balneários de água doce são mais perigosos para afogamento

Entre os lugares que são mais críticos, o rio branco pode ser o mais perigoso, devido ser arenoso e com buracos que mudam constantemente de tamanho

No Brasil, os afogamentos são a segunda maior causa de morte de crianças com idade entre 1 e 4 anos. De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros, Assis Santos, balneários de água doce podem ser até mais perigosos do que mar aberto.

“Pelas estatísticas de afogamento, balneários de águas doce são mais perigosas, devido uma série de motivos, entre eles, águas escuras, galhadas, troncos, linhas de anzóis, buracos, rede de pescas que são deixadas e até mesmo os peixes fazem parte dos riscos. Mesmo pessoas com experiências e bons nadadores estão a mercê do perigo” explicou.

Entre os lugares que são mais críticos, o rio branco pode ser o mais perigoso, devido ser arenoso e com buracos que mudam constantemente de tamanho.

“Lugares com extração de areia e seixo tem buracos muito profundos, onde a correnteza fica mais forte e perigosa. É importante ficar atento às placas de sinalização” disse.

O capitão reforça os principais cuidados que precisam ser tomados ao frequentar  balneários.

“Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo; Muitos casos de afogamentos acontecem com pessoas que acham que sabem nadar. Não superestime sua habilidade de natação” disse.

 Tenha um telefone próximo à área de lazer e o número do atendimento de emergência sempre visível e ligue para o Corpo de Bombeiros se necessário. O telefone é 193.

Confira a entrevista na íntegra