Cotidiano

Balsa de captação de água afunda no rio Anauá

O incidente ocorreu na terça-feira (19) e a previsão é que até sábado o abastecimento em Rorainópolis esteja normalizado

Uma balsa flutuante, responsável pela captação de água do rio para a estação de tratamento afundou no rio Anauá fazendo com que o abastecimento no município de Rorainópolis ficasse comprometido.

Equipes da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) em parceria com o Corpo de Bombeiros iniciaram uma força-tarefa para retirar a balsa e os equipamentos para levar até a margem do rio.

As equipes continuam os trabalhos, e na manhã desta quinta-feira (21) a balsa foi submergida pelo Corpo de Bombeiros. Os trabalhos para recuperação dos equipamentos estão em andamento e assim que concluírem serão interligados a estação de tratamento. A expectativa é que até sábado o abastecimento esteja normalizado.

No momento, dez poços artesianos reforçam o abastecimento no município, porém, a maior parte da região é abastecida pela captação do rio. Para atender a população enquanto durar a operação de recuperação dos equipamentos e funcionamento do sistema, a Caer enviará ao município dois caminhões pipas com capacidade para 30 mil  litros que atuarão na distribuição de água potável aos moradores.

O diretor comercial e do interior da Caer, Cícero Batista, ressaltou a gravidade do problema, entretanto, enalteceu o trabalho das equipes e do Corpo de Bombeiros que estão atuando no local. 

 “A equipe está trabalhando diuturnamente para recuperar a balsa e os equipamentos e, ao mesmo tempo, garantindo o abastecimento nas residências, diante das recomendações dos órgãos de saúde para que as pessoas fiquem em casa para evitar propagação da COVID-19”, disse.