Cotidiano

Bancários não descartam novas manifestações em Roraima

Categoria reivindica a contratação dos aprovados no concurso de 2014, inclusão dos bancários no grupo prioritário de vacinação da covid-19, entre outras

Não estão descartadas novas manifestações pela categoria. Essa afirmação é da diretora do Sindicato dos Bancários em Roraima, Ana Carla Pesamosca. Nesta última terça-feira (27), os funcionários da Caixa Econômica em todo país fizeram uma paralisação para protestar contra a estreia da Caixa Seguridade na bolsa de valores.

No site nacional do Sindicato dos Bancários, a entidade afirmou que a paralisação não era apenas contra a abertura de capital da Caixa Seguridade, mas também a pedido de maior proteção dos funcionários contra a covid-19 e contratação dos aprovados no concurso de 2014.

“Estamos aguardando retorno das negociações que são realizadas entre a Confederação Nacional e a Caixa”, ressaltou Ana Carla. Ela esclareceu que o fato dos trabalhadores serem contra a abertura de capital da Caixa Seguridade, é porque, a partir daí, começa a privatização do único banco 100% público.

“Ainda reivindicamos a contratação dos aprovados no concurso de 2014, pagamento integral da PLR Social, inclusão dos bancários no grupo prioritário de vacinação da covid-19 devido prestarem serviço essencial à população”, completou a sindicalista.

“Sobre a abertura de capital da Caixa Seguridade, marcada para a próxima quinta-feira (29) na Bolsa de Valores, é porque a partir dessa venda, começa o fatiamento do único Banco 100% público. A Caixa Seguridade é uma das operações mais rentáveis do banco, a venda descapitaliza a instituição prejudicando a atuação no âmbito social, principalmente nas políticas públicas para acesso a educação, moradia, esporte. Um banco centenário merece respeito e valorização, assim como seus clientes e empregados”, afirmou Ana Carla.

Segundo ela, a inclusão no grupo prioritário de imunização da covid-19, também é urgente. “Durante toda a pandemia, muitos empregados perderam a vida ou colocaram em risco a sua saúde e a de seus familiares para continuar oferecendo um atendimento de qualidade, principalmente àqueles milhões de brasileiros que receberam o auxílio emergencial. Para o governo somos essenciais para o atendimento da população no pagamento do auxilio, porém, não somos essenciais no grupo de prioridade para a vacinação contra a covid”, comentou.

Funcionários da Caixa anunciam greve em Roraima – Folha de Boa Vista