Cotidiano

Banco de Leite Materno convoca doadoras para suprir queda no estoque em RR

Leite materno é fundamental no processo de desenvolvimento saudável de bebês e crianças; serviço é ofertado das 7h às 18h, na maternidade

Com as férias de fim e começo de ano, muitas mães cadastradas no Banco de Leite Dra. Marilurdes Albuquerque, da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, viajam e o estoque fica reduzido. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a necessidade de que mulheres em fase de amamentação continuem doando para haver manutenção no fluxo de atendimento das demandas da unidade.

“Convidamos todas as mamães que possuem leite excedente e queiram participar dessa corrente do bem e ajudar vários bebês prematuros”, informou a pasta. Dados do ano passado revelam que, em média, 500 bebês são atendidos ao ano em Roraima. 

O leite materno é fundamental no processo de desenvolvimento saudável de bebês e crianças, pois ele contribui para a prevenção de infecções, alergias, diarreias e outras doenças.

Alguns recém-nascidos prematuros que se encontram internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da maternidade, por exemplo, não conseguem ser alimentados pela própria mãe e dependem de doações do banco de leite. O leite materno é vida e traz esperança para estes bebês.

Como ser uma doadora

Para ser doadora de leite humano basta entrar em contato com o banco de leite no número (95) 98414-0772 e realizar cadastro, que pode ser feito também neste link. O serviço é ofertado na maternidade, localizada na Avenida Brasil, e funciona das 7h às 18h.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, informou a Sesau.