Cotidiano

Bancos terão que disponibilizar cadeiras de rodas nas agências 

Agora é lei. A Câmara Municipal de Boa vista aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), projeto de lei que obriga os bancos a disponibilizarem cadeiras de rodas para pessoas com deficiência e idosos, nas agências bancárias dentro de Boa Vista.

De acordo com o autor do projeto de lei, vereador Manoel Neves (Republicanos), o objetivo é facilitar o acesso ao atendimento. Para tanto, os bancos deverão providenciar avisos, na entrada das agências, sobre a disponibilidade das cadeiras de rodas.

A iniciativa surgiu a partir da constatação de que é comum encontrar pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, “enfrentando problemas para entrar, permanecer e até mesmo sair das agências bancárias”. Segundo o vereador, a principal dificuldade é transportar a própria cadeira de roda no transporte público ou no próprio carro. “Diante dessa situação que inúmeras pessoas enfrentam diariamente, friso a importância dessa obrigação, pois a medida vai melhorar o deslocamento dentro dos bancos, das pessoas com deficiência bancos”, ressalta.

Ele afirma ainda que para os idosos também haverá benefícios, uma vez que precisam estar constantemente nas agências. “Pelo menos na data de seu aniversário precisam se descolar até os bancos para fazer a prova de vida. Além do mais, as agências não terão grande impacto financeiro, visto que requer tal demanda a aquisição mínima de duas cadeiras de rodas”, observou o parlamentar.