Cotidiano

Base da educação é debatida em congresso com professores

Evento segue até sábado, dia 25, com debates sobre área estudantil e profissional; participantes receberão certificados

A estruturação educacional e a valorização profissional são pauta do XIV Congresso dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), que visa estabelecer diálogo sobre as condições atuais na área de educação das escolas estaduais. Com participação dos sindicalistas, professores indígenas e estudantes, um documento será formulado no fim do evento com as reivindicações para melhorias nas unidades escolares.

O congresso iniciou nesta quinta-feira, 23, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e segue até sábado, dia 25. De acordo com presidente sindical, o foco principal é debater sobre ataques que envolvem professores e as unidades escolares, principalmente sobre as questões previdenciárias que envolvem os trabalhadores.

“Vamos discutir sobre a questão da reforma da previdência que vemos que muitos companheiros já estão próximos do processo de aposentadoria, com muitos doentes pela jornada da profissão, e que podem vir a trabalhar um pouco mais. Assim como a intransigência do Iper [Instituto de Previdência de Roraima] em não conceder a aposentadoria para alguns”, explicou o presidente do Sinter, Flávio Bezerra.

O sindicalista destacou que também entrarão em debate os projetos da Escola Sem Partido e como estão sendo trabalhados nas escolas militarizadas, que, segundo o sindicalista, é local de autoridade com professores, funcionários e alunos. “A precarização do estado, de um olhar mais carinhoso dessa modalidade que não está fazendo uma análise de conjuntura nacional e local. Com esses pontos, esperamos ter uma discussão para o governo do estado nos próximos anos”, prosseguiu.

Os interessados em participar do congresso podem procurar o local de evento. Professores não isentos de pagamento de inscrição, estudantes pagam R$ 40 e a comunidade geral tem o custo de R$ 80. Certificados serão distribuídos no final do evento entre os participantes. (A.P.L)