Cotidiano

Bebê morre na barriga da mãe e família relata suposta negligência

Familiares de Katherine Del Valle, de 29 anos, informaram à FolhaBV que ela teria sido encaminhada para a maternidade nesta sexta-feira, 27

*Matéria atualizada às 22h08, com a nota/resposta da Sesau/Maternidade sobre o ocorrido.

Um bebê morreu na barriga da mãe no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, neste sábado, 28. De acordo com familiares, a demora no atendimento médico à gestante teria ocasionado a morte.

Familiares de Katherine Del Valle, de 29 anos, informaram à FolhaBV que ela teria sido encaminhada para a maternidade nesta sexta-feira, 27, por profissionais de uma unidade básica de saúde, mas que os médicos do Hospital teriam a mandado de volta para casa.

“O médico encaminhou ela, por que a gravidez já estava com 41 semanas e ela vinha sentindo mal-estar, mas o médico que a atendeu na maternidade mandou voltar para casa. hoje pela manhã ela se sentiu mal novamente, e voltamos para a maternidade, só que ao chegar aqui descobrimos que a bebê já estava morta dentro da barriga”, contou Francinayra Nogueira, que é prima de Katherine.

O casal exibindo uma das ultrassonografias do bebê (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda de acordo Francinayra, desde as 8h da manhã a gestante espera pela cirurgia que deve ser feita para a retirada do bebê.

“Até agora ela está com o bebê morto dentro da barriga, correndo risco de contrair uma infecção, e ninguém diz nada aqui nesse Hospital. Minha sobrinha morreu por negligência e queremos justiça”, disse a familiar.

OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio de nota enviada às 23h08 deste sábado (28), informa que a paciente Katherine Del Valle foi assistida na Maternidade, ela passou por avaliação clínica e foi orientada pelo médico de plantão a aguardar o fechamento do ciclo de 41 semanas de gestação. 

Esclareceu ainda que a paciente ao retornar para a maternidade apresentava complicações. Após reavaliação médica foi confirmado o óbito do bebê. A paciente seguirá para a cirurgia cesariana para a retirada do feto.

A Sesau ressalta que o relato da paciente será averiguado, uma vez que não compactua com nenhum tipo de conduta inadequada que possa comprometer a prestação dos serviços nas unidades hospitalares.