Cotidiano

Bebê morre na barriga da mãe e família relata suposta negligência

A Secretaria de Saúde informou recebeu a assistência necessária da equipe multiprofissional, dentro dos protocolos do Ministério da saúde

A FolhaBV recebeu uma denúncia, nesta quinta-feira, 9, sobre uma suposta negligência médica por parte de uma equipe do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo as informações repassadas à reportagem, uma grávida deu entrada à unidade no último dia 4, e após a equipe realizar os procedimentos, foi constatado que o bebê estava bem e com vida, mas ainda não era a hora de nascer. Desta forma, ela foi orientada a voltar para casa e aguardar o momento certo de dá à luz.

Na segunda, a paciente retornou à maternidade, pois estava no período indicado conforme acompanhamento médico.

A denúncia aponta ainda, que ela passou novamente pelos procedimentos e no ultrassom foi constatado que o bebê estava morto dentro da barriga da mãe, “pois já havia passado da hora de nascer”, citou. Diante da denúncia, a família pede providências para saber o que realmente aconteceu.

OUTRO LADO

A Secretaria de Saúde informou por meio de nota que o atendimento à paciente não foi negligenciado. “No sábado, 4, a paciente deu entrada na Maternidade e passou pela triagem. Foi acompanhada por médico obstetra, recebeu a avaliação necessária e foi liberada, visto que o quadro de saúde estava estável e não apresentava risco na gestação”, disse a nota.

A Sesau esclarece que no segundo retorno a Unidade, no dia 6, foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde apresentando agravamento no quadro clínico, recebeu a assistência necessária da equipe multiprofissional, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde, e foi avaliada, momento em que foi confirmado o óbito.