Cotidiano

Beber água de qualidade faz bem à saúde

Trata-se de um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano

Na próxima sexta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água. A Folha inicia hoje uma série de reportagens sobre algo tão importante para a qualidade de vida do ser humano e a sobrevivência da terra. Nesta primeira matéria, abordamos a importância de beber água de qualidade para a saúde. 

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente está em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio, é da água que o organismo mais sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.

A Folha conversou com o nefrologista Vilson de Jesus, especialista em doenças dos rins, sobre a importância de se beber água diariamente para manter a saúde. Além da necessidade, ele destacou nosso clima quente como fator decisivo para se manter hidratado.

“A recomendação é que se tome uma média de 30 ml de água por quilo no máximo a cada três horas, mas podemos avaliar que um indivíduo de 60 quilos tenha que tomar uma média de um litro e meio a dois litros de água por dia. É o valor mais aproximado do recomendável para o adulto”, disse. “Isso faz os rins eliminarem 25% das impurezas que o coração expulsa para o corpo e sai na urina. Então, quanto mais você estimula os rins a funcionar mais rápido, essa impureza sai do organismo. Beber água é o melhor diurético para isso”, disse. 

Ele ressaltou que algumas pessoas acham que só devem beber água quando sentir sede, mas o recomendável é tomar pelo menos a cada três horas. 

“Quando sentir sede, tem quem tomar. Mas o recomendável é beber uma média de 300 ml de água a cada três horas e manter a hidratação”, aconselhou o nefrologista.

“Vale lembrar que estamos falando de água, que deve ser a primeira fonte de hidratação, porém outras bebidas podem ser utilizadas, como sucos de frutas naturais e água de coco. O que deve ser evitado são os refrigerantes, bebidas gaseificadas e sucos artificiais”, alertou.

Vilson de Jesus recomendou ainda a ingestão de água alcalinizada, que não possui tanto sódio na sua composição, para melhorar a saúde. 

“A água mineral tem muito sódio em sua composição e isso é prejudicial para quem é hipertenso e quem tem cálculo renal e, por essa razão, não é recomendável”, disse. “Para quem tem estas doenças, o melhor é adquirir um filtro com íons, que produz água alcalinizada e que é mais saudável, ou mesmo comprar a água alcalinizada nos supermercados”, afirmou.

BENEFÍCIOS – A água desempenha papel-chave na estrutura e função do sistema circulatório.

Atua como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas.

A água é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção (auxiliando no processo de desintoxicação), além de regular a temperatura corporal e agir como lubrificante em diversos órgãos e articulações.

CURIOSIDADES – A ausência de água possui efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa do que a falta de quaisquer outros nutrientes.

A redução entre 4% e 5% da água corpórea reduz de 20% a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas.

Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por dois ou três dias.

O corpo não possui condição para armazenamento de água, portanto a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser reposta.

A água ingerida é rapidamente absorvida, sendo de alta digestibilidade. Vinte minutos após penetrar no estômago, ela já está no intestino.