Cotidiano

Bispo de Roraima é nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Cuiabá

Dom Mário Antônio ficará no estado até o final de Abril e depois seguirá para o Mato Grosso

Na manhã desta quarta-feira, 23, foi anunciado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a nomeação de Dom Mário Antônio, atual bispo da diocese de Roraima, como arcebispo de Cuiabá. A escolha do bispo foi feita pelo Papa Francisco após acolher o pedido de renúncia de Dom Milton Antônio dos Santos, que ocupava a posição anteriormente. 

De acordo com a CNBB, a renúncia de Dom Milton ocorreu por motivos de idade conforme o cânon nº 401 do Código de Direito Canônico. O papa foi o responsável pela nomeação do sucessor de Dom Milton e escolheu Dom Mário, que é o atual segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Dom Mário Antônio em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Foi algo inesperado, que vem sendo um processo de alguns meses. Minha vontade era continuar meu trabalho aqui na diocese de Roraima, mas em obediência ao papa Francisco, recebi um novo chamado e disse sim.”, contou o arcebispo em entrevista exclusiva à Folha BV. 

O bispo da diocese de Roraima assumiu o cargo em setembro de 2016 e esse ano completaria seis anos aqui no estado. “Ainda tenho dois meses em Roraima e vou passar o período de Quaresma e Páscoa. Não haverá uma programação especial, mas cada celebração terá um tom de despedida, mas também de muita gratidão”, declarou.

Dom Mário deixa uma mensagem de afeto ao povo roraimense: “Agradeço a todos que conviveram comigo dentro e fora das comunidades. Também peço que rezem por mim e que continuem unidos, continuem lutando pelas causas nobres da vida, lutar pelos direitos dos mais necessitados… ser uma Igreja viva e uma sociedade honesta”, completou.

O nome do novo bispo para Roraima ainda não está definido.