Cotidiano

Blitz orienta sobre compras no fim do ano

Até o Natal, Procon Assembleia realizará blitze para tirar dúvidas de consumidores em centros comerciais

Amigo secreto, presentes para familiares e amigos. Dezembro movimenta milhões de reais, mas também oferece riscos na hora das compras. Uma estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito SPC Brasil) aponta que mais de 12 milhões de brasileiros foi vítima de algum tipo de golpe financeiro no último ano.

Para evitar que este número aumente, principalmente entre os roraimenses, o Procon Assembleia, serviço de proteção e defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima, fará até o Natal uma “Blitz Tira Dúvidas” voltada para clientes e lojistas nos principais centros comerciais da cidade.

O gerente de loja Marcel Felipe de Lima realizou uma compra virtual de livros. Mas após atrasar uma parcela, sentia dificuldades em conseguir um outro boleto, pois a loja não dava retorno. “Eu passei muito tempo tentando resolver essa questão, eu queria pagar, mas eu não conseguia. Então fui ao Procon Assembleia e resolvi em menos de meia hora”, comentou. Nesta dificuldade, o nome de Marcel foi incluído nos serviços de proteção ao crédito.

A advogada do Procon Assembleia, Adelaide Bezerra, reforça que a instituição tem a missão de alertar consumidores e lojistas a não caírem em armadilhas nesta época do ano, quando aumentam as compras e trocas no varejo. “Aos consumidores, ficarem atentos a preços, formas de pagamentos, as garantias, as políticas de trocas. Nas compras realizadas fora da loja física, pela internet, ficar atento ao prazo de sete dias de arrependimento, ficar atento aos falsos sites e guardar as notas fiscais para futuros resguardos”.

Mas, não só os clientes recebem este tipo de orientação. Para os lojistas há recomendações. “Os fornecedores devem cumprir a oferta, observar as características, a qualidade do produto, a validade e atender o consumidor da melhor forma possível”, frisa Adelaide.

Confira a programação do Procon Assembleia para próxima semana:

17.12 – Avenida dos Bandeirantes, das 15h às 17h;

18.12 – Supermercado Big Bom, das 9h às 12h;

19.12 – Avenida Ataíde Teive (Asa Branca), 15h às 17h;

20.12 – Panfletagem na avenida Jaime Brasil, às 9h;

20 e 21.12 – Roraima Garden Shopping.

*Com informações da Assessoria da Alerr

Publicidade