Cotidiano

Boa Vista comemora 129 anos com vitórias e desafios

VANESSA FERNANDES

[email protected]

Boa Vista, a capital roraimense projetada em forma de leque, completa 129 anos nesta terça-feira (9). A cidade chega a mais um aniversário com população estimada em 375 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi eleita como a 5ª melhor capital e 21º melhor cidade para se viver dentre os mais de cinco mil municípios do país, de acordo com levantamento do Sistema Firjan. Mas nem tudo são flores. De acordo com o último censo realizado em 2017, os números relacionados à geração de emprego apontavam que apenas 29,3% dos moradores possuíam uma ocupação. A taxa de escolarização de seis a 14 anos de idade era de 96,6% e o município ocupava a posição 4099 no ranking geral. Na saúde, a taxa de mortalidade infantil média era de 11.93 para 1.000 nascidos vivos. Se comparado com todos os municípios do estado, está em 12° de 15°. Quanto às cidades do Brasil todo, essa posição é de 2632.

Moradores esperam um futuro melhor para Boa Vista

Para saber mais sobre os 129 anos de Boa Vista, a reportagem da Folha foi até o Centro da cidade perguntar para população sobre a visão que têm atualmente do município e o que desejam para o futuro da capital roraimense.

Estudante Maria Luíza

“A atual Boa Vista é uma cidade que precisa de saneamento básico e de uma maior atenção do poder público. Para o futuro, espero que a qualidade da saúde possa melhorar e os problemas de infraestrutura dos bairros possam ser resolvidos”

Comerciante Cesar Manuel

“Como imigrante, eu vim de Lima, no Peru, há sete anos, considero Boa Vista uma excelente cidade para morar e trabalhar. Infelizmente a economia não está tão boa e a cidade está um pouco mais perigosa. Apesar de tudo, acredito que existe a possibilidade de tudo voltar a ser como era quando cheguei”

Comerciante Luciana Duarte

“A cidade já não é mais tão tranquila como antes, pois ficou agitada devido à superlotação de imigrantes. Espero que futuramente o governo comece a solucionar os problemas da saúde e Boa Vista possa crescer economicamente”

Vendedor Werner Mendes 

“A cidade está caótica, mas amo os pontos turísticos. Acredito que o futuro reserva coisas boas e torço que a saúde possa ser a prioridade do governo”.

Estudante Érica Souza

“Amo morar em Boa Vista e considero uma cidade bonita e limpa. Os boa-vistenses são pessoas tranquilas e generosas. Para o futuro, espero que novas oportunidades de emprego possam surgir”

Vendedor Eduardo Alves

“A cidade está um pouco mais perigosa, mas mesmo com tantos problemas, os boavistenses continuam mantendo a humildade. Espero que futuramente haja mais empregos e renda para a população”

Boa-vistense de coração, atleta leva o nome da cidade para o mundo

Fafá Pereira: “Sou cidadã de Boa Vista”

Nascida em Vitória da Conquista – BA, a atleta Fafá Pereira, primeira do ranking da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), chegou a Boa Vista em 2006 e, desde então, não saiu mais. Boa-Vistense de coração, a lutadora colocou o nome da cidade nos lugares mais altos do pódio. “É uma imensa responsabilidade e uma honra representar essa cidade. Foi aqui que comecei a treinar jiu-jitsu e conquistei meus primeiros títulos. É um orgulho poder mostrar lá fora que somos um celeiro de grandes atletas”, diz.

Para o futuro, Fafá espera que Boa Vista se desenvolva cada vez mais. “É um lugar que amo e considero uma das melhores cidades do mundo para se morar. Hoje já me considero como cidadã daqui e não me vejo voltando para a minha terra natal. Morei em outros lugares, mas não consegui me adaptar ou me apaixonar do jeito como foi com Boa Vista”, finaliza.