Cotidiano

Boa Vista contará com usina de Compostagem

Termo de cessão de uso foi assinado na tarde desta segunda-feira

Foi assinado o termo de cessão de uso de uma área destinada à implantação de um Centro de Coleta e Transformação de Resíduos Orgânicos em Boa Vista.

A assinatura do termo ocorreu na tarde desta segunda-feira, 29, e foi uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI)

A parceria tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de boas práticas, fortalecendo a sociedade civil no desenvolvimento de projetos sustentáveis, promovendo a economia circular e inclusiva na capital.

“A AVSI já vem desenvolvendo trabalhos com o poder público em vários estados é uma temática que nós apostamos muito e estamos com uma grande expectativa para o desenvolvimento do projeto em parceria com a Prefeitura de Boa Vista”, afirmou Heli Mansur, gerente especial da AVSI.

O vice-prefeito Cássio Gomes destacou a importância do contexto social dessa parceria que será desenvolvida ao longo de três anos. “É uma parceria que fomenta a produção de politicas públicas incentivando as boas práticas agroecológicas e trazendo uma temática sustentável para a destinação dos resíduos”, disse.

Para a Carla Cal, responsável pelo projeto, a AVSI fará nessa etapa inicial um diagnóstico mapeando os grupos alvos das politicas públicas para que seja uma ação convergente.

“Vamos construir um trabalho em conjunto, para unir e identificar todas as pessoas que já trabalham com essa temática para apoiá-los. Uma agenda de ação intersetorial, uma rede agroecológica promovendo uma cadeia sustentável, trazendo maior visibilidade para Boa Vista a partir dessa lógica circular, para que todos os resíduos produzidos se transformem em insumos, fechando esse círculo de uma forma sustentável”, explicou.

Parceria – A parceria conta com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos indígenas (SMAAI). Para o secretário municipal de agricultura, Guilherme Adjuto, o trabalho atenderá uma demanda crescente na zona urbana e rural do município.

“De um lado a AVSI trabalhará com pessoas vulneráveis para produzir renda e sustentabilidade, e do outro, nós vamos atender produtores da agricultura familiar que por sua vez enfrentam um grande problema na aquisição de matéria orgânica e adubos organominerais para sua produção. Com esse projeto o produto que virá da transformação de galhadas, da compostagem de resíduos de alimentos servirão para fazer o composto e atender essa demanda de insumos da agricultura familiar”, explicou.