Cotidiano

Boa Vista é a 10ª em ranking de transparência em contratações

Roraima, antes no último lugar entre os estados, subiu para a 22ª posição e tem boa avaliação

Boa Vista é a 10ª capital brasileira com ótimo desempenho em relação às contratações emergenciais realizadas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, de acordo com a quarta edição do levantamento da organização não governamental Transparência Internacional. A cidade aparece com 95 pontos.

O ranking avalia como os portais de transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do governo federal disponibilizam informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social. A escala de pontuação varia de 0 a 100. A coleta de dados ocorreu entre 24 e 31 de agosto.

No ranking anterior, a capital roraimense estava na 9ª posição, com 94,9 pontos. Boa Vista continua a frente de grandes metrópoles como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. As mais bem avaliadas são Macapá (AP), Vitória (ES), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB), com 99 pontos cada.

Roraima, antes no último lugar entre os estados, subiu para a 22ª posição e tem boa avaliação, ficando a frente de estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro. Os mais bem avaliados são Alagoas, Ceará, Espirito Santo e Rondônia, todos com 100 pontos.

Pela segunda vez, a ONG incluiu o governo federal na análise. Anteriormente com 49,3 pontos, a União alcançou desta vez 71 pontos. Uma nota considerada boa.

“Ante a cobrança da sociedade, o governo federal promoveu melhorias em seu portal e conseguiu oferecer maior transparência a suas ações no enfrentamento da pandemia”, destaca a Transparência Internacional.