Cotidiano

Boa Vista é a 3ª capital com melhor situação fiscal, revela estudo

O estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário

Um estudo que avaliou o quadro das finanças dos municípios brasileiros, revelou que Boa Vista tem a terceira melhor nota (8,3) nesse quesito, ficando à frente de capitais como Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Vitória (ES), Aracaju (SE) e Manaus (AM). O estudo foi realizado pela Consultoria Tendências.

Boa Vista ainda foi considerada a capital que mais faz investimentos do país, com taxa de 23,53%. Com o resultado, a prefeita Teresa Surita chega ao último ano de gestão com o município em situação fiscal confortável. 

O estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário. Numa escala de 0 a 10, as notas acima de 8 classificam o município com capacidade fiscal muito boa. A análise foi feita no período de 2017 a 2019. 

Ao contrário de outras capitais, a Prefeitura de Boa Vista mantém o controle da despesa com pessoal e um bom gasto com investimentos. Um exemplo do planejamento é que, há sete anos, o município não atrasa salário dos servidores e atualizou promoções e progressões. O Executivo Municipal conta com pouco mais de 10 mil servidores públicos.

Um dos reflexos do investimento é o volume de obras pela cidade. O município atua em várias frentes: construção de escolas, praças, centros comerciais, reformas em unidades de saúde, obras de drenagem e asfaltamento, que geram emprego e fomentam o comércio e a economia local, além de melhorar a qualidade de vida da população.

Uma das principais obras em andamento, o Parque do Rio Branco, gera mais de 250 empregos diretos. 

“Esse levantamento reflete o nosso respeito com a máquina pública e com os cidadãos de Boa Vista. Todos os projetos, obras e ações são desenvolvidos com planejamento, responsabilidade, para que as pessoas tenham acesso a serviços de qualidade. Os investimentos públicos que fazemos acabam impulsionando outros setores da capital, como a geração de emprego”, disse a prefeita Teresa Surita.