Cotidiano

Boa Vista registra mais de 83 casos novos de HIV/Aids

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV

Segundo o Ministério da Saúde, a cidade de Boa Vista registrou 83 casos novos de HIV/Aids  em 2019. O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis aponta que os homens foram os mais infectados pelo vírus, com 59 notificações.

A gerente do Núcleo de Controle de DST/Aids e Hepatites Virais do Estado de Roraima, Sumaia Dias, conta que a melhor técnica para evitar o HIV/Aids é a prevenção combinada, que consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, para responder as necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

“Ela não está ligada somente, unicamente, ao uso do preservativo. Prevenção também é testar. Prevenção é também fazer uso de medicamentos regularmente, para aquelas pessoas que já vivem com HIV. Tem a prevenção que nós chamamos de prevenção combinada, que é um leque de oportunidades que você tem para adquirir para a sua vida.”

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV, e também para diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. Existem, no Brasil, dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos.

Os testes rápidos são práticos e podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral. O resultado sai, no máximo, em 30 minutos.

Fonte: Agência do Rádio