Cotidiano

Boa Vista registra redução de 44% nos furtos e arrombamentos de casas

Desde o início do programa, em novembro, comandante da PM afirma que número de atendimentos aumentou e de ocorrências reduziu na capital

O número de ocorrências policiais relacionadas a furtos e arrombamentos de residências em Boa Vista reduziu em 44% em menos de um mês, conforme afirmou o comandante-geral da Polícia Militar (PMRR), coronel Francisco Xavier. Ele assegurou que a diminuição foi registrada após o reforço do policiamento por meio do Polícia na Rua. 

O programa foi iniciado em novembro deste ano e é executado com o objetivo de reforçar o policiamento nos bairros e reduzir a criminalidade em Roraima. A iniciativa atende todos os 56 bairros da capital e também os 14 municípios do interior. São 400 policiais militares empregados e 120 viaturas, que são equipadas com sistema de inteligência com câmeras que fazem reconhecimento facial.

“Durante muito tempo nós tivemos um problema que chamamos de demanda reprimida, que é quando o cidadão liga para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública [Ciops], que recebe todas as ligações e distribui às instituições, e ouvia que nós não tínhamos viaturas, pois todas estavam encarregadas em ocorrências, principalmente nos fins de semana. Hoje a realidade é outra”, ponderou o coronel Francisco Xavier. 


Comandante-geral da PMRR afirmou que todos os bairros da capital são atendidos pelo Polícia na Rua

A taxa de atendimentos efetivos pela PM apresentou um aumento em aproximadamente 9,3%, passando de 68,1% para 77,4%, quando se comparado ao mesmo período do ano de 2020. “Ao analisarmos apenas o ano de 2021, nas semanas que antecedem e sucedem a implantação do programa, a variação da taxa de atendimentos apresenta aumento de aproximadamente 14,4%”, detalhou.

Segundo ele, com a presença policial nas ruas, houve um aumento significativo na quantidade de ocorrências atendidas pela PM. “Isso pode dar uma falsa sensação de que aumentou o número de registros junto ao Ciops [mais crimes], mas é ao contrário, pois é um indicativo muito bom, uma vez que a população conseguiu entender que acionar a polícia é o meio mais indicado em qualquer ocorrência”, ressaltou. 

O comandante-geral mostrou que o foi registrada uma diminuição nos casos de furtos e arrombamentos. “Do início do programa até hoje, houve redução de 44% nos furtos e arrombamentos de casas. Isso graças ao policiamento ostensivo da Polícia Militar”, declarou.

Ele explicou que Boa Vista é dividida em zonas e cada zona tem uma quantidade determinada de bairros. Atualmente, todos são atendidos pelo Polícia na Rua. O planejamento do programa prevê uma logística melhorada, para que policiais militares fiquem mais tempo nas ruas, no local das ocorrências, e se deslocando menos para as delegacias.

“Hoje nós estamos lançando a média de 45 viaturas em serviço por dia, entre carros e motocicletas. Temos de fato passado uma sensação de segurança muito boa para o cidadão boa-vistense. O próprio bandido tem se sentido inibido e essa é a maior conquista que temos presenciado, principalmente com a  redução dos furtos, que estão entre os registros mais frequentes”, completou o comandante-geral da Polícia Militar (PMRR), coronel Francisco Xavier.