Boa Vista sobe 49 posições no ranking de competitividade dos municípios - Folha de Boa Vista
RANKING DA CLP
Boa Vista sobe 49 posições no ranking de competitividade dos municípios
Pesquisa avaliou 411 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, por meio de 65 indicadores. Lista é usada como fonte de dados para o desenvolvimento de políticas públicas e atração de investimentos
Por Folha Web
Em 25/11/2021 às 06:00
Monumento do Garimpeiro, no Centro Cívico de Boa Vista (Foto: Eduardo Andrade/Semuc)

Boa Vista saltou 49 posições e ficou em 192º lugar no ranking geral de competitividade dos municípios brasileiros, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre as capitais brasileiras, a cidade está em 18º e, no Norte, ocupa a 3ª posição. A lista é usada como fonte de dados para o desenvolvimento de políticas públicas e atração de investimentos.

Boa Vista foi a única cidade de Roraima avaliada na pesquisa, que analisou o total de 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. O estudo analisou 65 indicadores relacionados ao funcionamento da máquina pública, e a questões fiscais, de saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica e telecomunicações.

Os indicadores foram subdivididos nas dimensões “Instituições”, “Sociedade” e Economia”. No quesito “Instituições”, composto pelos pilares “Sustentabilidade fiscal” e “Funcionamento da máquina pública”, Boa Vista ficou em 130º, 75 colocações a menos em relação a 2020.

Na dimensão “Sociedade”, formada pelos pilares “Acesso à saúde”, “Qualidade da saúde”, “Acesso à educação”, “Qualidade da educação”, “Segurança”, “Saneamento” e “Meio ambiente”, a capital de Roraima subiu 61 colocações e ficou em 270º.

Por fim, na dimensão “Economia”, composta pelos pilares “Inserção econômica”, “Inovação e dinamismo econômico”, “Capital humano” e “Telecomunicações”, Boa Vista saltou 55 colocações e ficou em 108º lugar.

Boa Vista ficou acima da média nacional em ranking de competitividade e sustentabilidade

Neste ano, o CLP também divulgou um ranking de competitividade incluindo indicadores de meio ambiente, como ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) e de ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU).

No quesito ESG, Boa Vista ficou em 207º lugar com 62,11 (acima da média nacional, de 60,35). No ODS, a cidade ficou em 161º, com nota 64,45 (acima da média nacional, de 58,61). Nas duas camadas, ficou em 15º lugar no ranking de capitais.

Procurada, a Prefeitura de Boa Vista ainda não comentou o estudo.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
7
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!