Cotidiano

Boa Vista tem 37 candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar

Conheça os candidatos e locais de votação. Candidatos têm como missão zelar pelos direitos da criança e do adolescente

Neste domingo, 6, das 8h às 17h, a população de Boa Vista irá às urnas para a escolha dos novos conselheiros tutelares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-BV). A eleição ocorrerá em 46 locais de votação distribuídas por zonas na capital. Serão eleitos 15 titulares e 22 suplentes para a gestão 2020/2024.

São 37 candidatos concorrendo ao cargo. Com um mandato de quatro anos, o conselheiro tem uma importante função dentro do Conselho Tutelar, que é um órgão municipal cuja missão é representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais.

“É uma eleição universal e facultativa para o eleitor. Porém, é necessário que a gente entenda a importância dessa votação porque vai eleger aqueles conselheiros que terão a responsabilidade de lutar e garantir os direitos da Criança e do Adolescente, sobretudo quando esses direitos são violados. Todos têm direito à educação, saúde, lazer, transporte e a uma moradia digna. Se eles não têm, cabe ao Conselho Tutelar verificar, cuidar e reestabelecer esse direito”, declarou Nilva Baraúna, presidente do CMDCA-BV.

Boa Vista conta com três Conselhos Tutelares: Centro, Caimbé e Pintolândia. Cada um é composto por cinco membros titulares e 10 suplentes, escolhidos pela população. As eleições ocorrem em todo o Brasil e é uma forma de democratizar o processo de escolha destes conselheiros que possuem grande representatividade nos municípios.

As eleições são realizadas com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde as sessões eleitorais do município foram aglutinadas em 46 locais estratégicos. Os eleitores que não estiverem com seu título ou não souberem informar em qual sessão votam, poderão recorrer ao Disque eleitor: (095) 98400-6037, 98400-8689, 98404-9994, 98404-8683 e 98400-1226.

Confira aqui a relação dos locais de votação