Cotidiano

Boa Vista tem dois casos suspeitos de sarampo em investigação

Um outro caso suspeito de sarampo, registrado em 25 de março, tendo como paciente uma criança estrangeira moradora de um abrigo, foi descartado

O resultado do exame do primeiro caso suspeito de sarampo em Boa Vista foi descartado para a doença. Na capital, segundo informações da Prefeitura de Boa Vista, ainda existem dois casos suspeitos de sarampo que estão em investigação.

Para a confirmação ou descarte de casos suspeitos, é necessária a coleta de uma segunda amostra após um período determinado.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini, a equipe da vigilância municipal fez a coleta da segunda amostra nesta quinta-feira, 15, e hoje através do laboratório de saúde pública do estado o resultado foi descartado.

“Recebemos hoje o resultado da segunda mostra do exame do primeiro caso suspeito, conforme resultado não foi confirmado sarampo. Atualmente Boa Vista possui dois casos em investigação. Apesar de o caso ter sido descartado, é importante reforçar as medidas de prevenção contra o sarampo em Boa Vista, pois há surto no Brasil, assim como há rumores de surto na Venezuela. Então, frente ao risco, a Secretaria Municipal de Saúde continuará seguindo com a principal medida de prevenção que é a vacinação, além de manter alerta a vigilância com a investigação de todos os casos que apresentarem febre e exantema, associado a sintomas respiratórios”.

Este foi o primeiro caso suspeito de sarampo registrado no município no ano de  2021.  O registro é do dia 25 de março em uma criança estrangeira, moradora de um abrigo, que recebeu os primeiros atendimentos no Hospital da Criança Santo Antônio.

O primeiro exame realizado de sorologia IgM detectou positivo para sarampo, porém de acordo com protocolos para fechar o diagnóstico é necessário fazer outros exames, como o PCR que foi coletado e enviado ao laboratório fora do estado.

Desde que foi registrado como caso suspeito, a prefeitura fez o bloqueio vacinal em abrigos de imigrantes da capital e em outros locais que a criança passou.

“É importante que todos os pais levem seus filhos para vacinar e mantenham os cartões de vacinação atualizados, a vacina protege”, solicita Roberta Calandrini.