Cotidiano

Boa Vista teve 305 casos de Sífilis no ano passado; 30% menos que 2019

Programação nas unidades de saúde vai orientar sobre contaminação e tratamentos

O Boletim Epidemiológico da Sífilis, elaborado pelo Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde divulgou que em Boa Vista, no ano passado, foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 305 casos de Sífilis adquirida.

“A taxa de detecção diminuiu para 72,67/100 mil habitantes comparado ao ano de 2019, que teve uma taxa de detecção de 138,52/100 mil habitantes para um total de 553 casos de Sífilis adquirida.
A diminuição corresponde a 31,18% mostrando que Boa Vista teve redução da detecção de casos durante o ano de 2020”, informou a gestão municipal.

Campanha

Em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita (3º sábado de outubro), a Prefeitura de Boa Vista promove nas unidades básicas de saúde, diversas atividades educativas e de saúde. A campanha tem como tema “Proteja-se, teste, trate”, com a ideia de conscientizar e orientar a população para detecção precoce da doença.

A programação vai orientar e informar as formas de contaminação e tratamentos na rede municipal de saúde, em datas e horários diferenciados. Cada unidade contará com palestras, rodas de conversas, testes rápidos, com o objetivo de promover o diagnóstico e detecção da doença de forma mais ágil.

Serão distribuídos ainda preservativos e orientações sobre o uso correto, com a finalidade de aumentar a adesão ao uso e esclarecer que ele é ainda a melhor opção para prevenir as IST´s como Aids, Hepatites Virais e Sífilis.

Programação

18 a 22.10 – 8h – UBS Cinturão Verde – Palestras com orientações sobre o tema e testes rápidos;
18 a 22.10 – 8h30 – UBS Buritis – Exames preventivo do Câncer do colo do útero, testes rápidos e palestras sobre as IST´s/Aids;
20.10 – 8h30 – UBS Santa Luzia – A ação será na empresa Pau Brasil;
26.10 – 8h – UBS Asa Branca – Consultas médica e de enfermagem; Palestra sobre direitos sexuais e reprodutivos e testes rápidos de HIV, Sfilis, Hepatites B e C