Cotidiano

Boa Vista teve terceiro pior índice de escolarização na pré-escola

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual, do IBGE, referente ao ano de 2019

Boa Vista obteve o terceiro pior índice de escolarização na pré-escola entre as capitais do país em 2019, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na avaliação da taxa de escolarização por sexo e grupo de idade, a pesquisa aponta que a capital roraimense atingiu um índice de 84%, perdendo apenas para Macapá (AP) com 77,7% e Porto Velho (RO) com 79,9%. 

Salvador (BA) é quem mais atende as crianças nessa idade, com taxa de escolarização de 98,8%, seguido de Teresina (PI) com 97,9% e Natal (RN) com 97,5%, conforme dados do IBGE. Os dados são referentes a 2019, ano em que o vice-prefeito e candidato a prefeito por Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), foi secretário municipal interino de Educação e Cultura.

OFERTA – De acordo com informações do Observatório da Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Boa Vista, são 56 escolas que ofertam 1° e 2º período com faixa etária de 4 a 5 anos, totalizando cerca de 10 mil alunos matriculados.

Uma professora da rede municipal, que preferiu não se identificar por medo de represálias, informou que o índice pode estar relacionado com a oferta de poucas vagas. Ela afirmou que muitos pais não conseguem matricular seus filhos nas unidades de ensino e disse ainda não concordar com a metodologia porque acaba privilegiando apenas uma pequena parte da sociedade.

“Tem de ter mais oferta de vagas porque nem toda a comunidade de Boa vista, que necessita do serviço, tem acesso. A população precisa ter a oportunidade, não só quem já está inscrito no programa”, pontuou a professora.

PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação e aguarda retorno.