Cotidiano

Boletim de ocorrência agora pode ser feito por meio da internet 

RODRIGO SANTANA 

Editoria de cidades

O setor de segurança de Roraima contará com uma novidade. A partir de agora, as pessoas poderão registrar um boletim de ocorrência por meio da internet no portal eletrônico www.pc.rr.gov.br.

O delegado geral, Herbert de Amorim Cardoso, informou que nesse primeiro momento só poderão fazer o registro de Boletim Online, as pessoas que apresentarem casos relacionados a situações cíveis.

“A princípio, o Boletim Online poderá ser feito apenas em casos de perda de documentos, extravio e furtos simples. Primeiramente, eles serão analisados e depois validados”, explicou.

Dona Regina dos Santos, moradora do bairro São Vicente, conta que gostou na novidade, pois será mais prático registrar um BO pela internet.

“Já perdi documentos e tive que me deslocar até uma delegacia para fazer o registro de perda, mas vejo que agora não haverá necessidade de fazer isso. Agora não vamos perder muito tempo para fazer uma ocorrência tão simples como essa”, ressaltou.

Amorim disse que o BO online é fruto de uma parceria entre as Secretarias públicas de Segurança dos Estados do Maranhão e de Roraima, onde foi disponibilizado o programa digital sem custo nenhum.

“Foi firmada uma boa parceria. Agora esperamos que esse trabalho possa melhorar nosso atendimento à população roraimense, garantindo mais comodidade para aqueles que agora têm a possibilidade de registrar um BO sem precisar ir a uma delegacia”, comentou.

Ele disse que o sistema para o registro do BO online está sob a responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação, que é formado por uma equipe de 16 pessoas e funciona na Cidade da Polícia.

“Nossa equipe recebeu um treinamento específico prestado pela Secretaria Pública de Segurança do Maranhão, para aprender a mexer com o sistema, e realizarem a manutenção, quando necessário”, lembrou.

Porém, o delegado ressaltou que os boletins de ocorrência registrados no site serão avaliados por policiais civis que fazem parte do setor inteligência, que vão estar de plantão 24 horas e que irão validar o documento.

“Nossos policiais já estão preparados para fazer essa análise e validação do BO. A ideia é validar o documento em um curto espaço de tempo. Posterior, enviaremos o BO em PDF para o e-mail da pessoa que fez o registro”, explicou.

Amorim assegurou que esse novo mecanismo de registro de BO vai contribuir com a diminuição da quantidade de pessoas que procuram as delegacias para registrar um boletim de situações mais simples.

“Por mês, as delegacias do estado registram uma média de 600 boletins de ocorrências. Acredito que agora esse número irá diminuir. Vamos distribuir em um prazo de dez dias, cinquenta computadores para delegacias, para o acesso da população ao BO online”, acrescentou.

Outra novidade citada pelo delegado foi o lançamento dos antecedentes criminais online, que estarão disponíveis dentro da página eletrônica da Polícia Civil.

“Essa é uma ferramenta das delegacias em que a pessoa não vai ter mais a necessidade de ir ao Instituto de Criminalística tirar os antecedentes criminais. A pessoa terá acesso ao documento em PDF. Basta acessar a página eletrônica”, informou.