Cotidiano

Bolo de Tucupi Negro: Aprenda a receita com ingredientes de RR

Chef Denise Rohnelt Araujo criou receita que leva tucupi negro

Durante as festas de fim de ano, a Chef Denise Rohnelt Araujo criou uma receita inédita e inusitada: Bolo de tucupi negro. A ideia surgiu quando ela procurava por uma sobremesa para servir nas festas de fim de ano.

“Resolvi fazer um bolo com ingredientes roraimenses, amazônicos e usei o tucupi negro mais doce que tinha; os produtos da Castanha do Pará: o óleo de castanha do Acre, a farinha de castanha e as castanhas do Pará; o cumaru que é conhecida como baunilha da Amazônia ou Fava Tonka; a mangarataia cristalizada (o nosso gengibre)” explicou.

Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos. Ela de fato, é apaixonado pelos sabores étnicos da comida do norte e pesquisa ingredientes produzidos em Roraima. A chef já  foi citada em um livro intitulado “La cocina Del futuro’pelo escritor e pesquisador Pere Castells, lançado em Barcelona, Espanha e representou Roraima no júri do programa Masterchef do canal Bandeirantes.

“É um bolo fácil de fazer, gostoso e bem amazônico. Quem provou gostou muito do sabor e não acreditou que tinha tucupi negro. Se forem fazer, provem o tucupi negro e escolham o mais adocicado” disse.

Confira:

Bolo de tucupi negro com castanha do Pará e Cumaru

INGREDIENTES:

165g de farinha de castanha do Pará

04 ovos

80 ml de óleo de castanha do Pará

250 ml de leite vegetal de castanha

300g de açúcar mascavo

330g de farinha de trigo

10g de fermento em pó

30 ml de tucupi negro

COBERTURA DE AÇÚCAR E CUMARU

400g de açúcar de confeiteiro peneirado

50 ml de leite de castanha

Cumaru o quanto baste (Q.B.)

MODO DE FAZER:

Misturar os ingredientes secos peneirados: a farinha de trigo, a farinha de castanha e o fermento, reservar.

No liquidificador colocar os ovos, o leite vegetal, o óleo, o açúcar mascavo e o tucupi negro, misturar bem por cinco minutos.

Misturar os ingredientes secos com os liquídos até a massa ficar bem lisa.

Untar com óleo e enfarinhar uma forma de bolo inglês grande de 18X7 com 5cm de altura. Forno pré aquecido 180°C por 40 minutos

COBERTURA DE AÇÚCAR E CUMARU

Misturar o açúcar de confeiteiro peneirado com o leite de castanha do Pará, rale um pouco de cumaru para perfumar a cobertura.

DICA: Em cima da cobertura coloque umas castanhas cortadas e uns pedaços de mangarataia cristalizada para dar um toque à mais.

Leia mais: Letras Saborosas