Cotidiano

Bolsonaro quer que Operação Acolhida ganhe o Nobel da Paz

A Operação Acolhida é uma força-tarefa humanitária, coordenada pelo Governo Federal, composta por 11 ministérios, com apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil

O governo Bolsonaro tem se movimentado para que a Operação Acolhida, que recebe venezuelanos em Roraima, se fortaleça para o Nobel da Paz em 2021. As informações são do site da revista Época.

A campanha de bastidores é tocada pelo Exército, que gerencia a operação na fronteira, e pelo Palácio do Planalto, com o apoio de Walter Braga Netto.

No mês passado, quando o secretário dos EUA Mike Pompeo visitou a Acolhida em Roraima, interlocutores do governo pediram seu apoio e, segundo informações a resposta teria sido positiva. O governo já começou a procurar diplomatas com a proposta.

RESULTADOS DA ACOLHIDA – A Operação Acolhida é uma força-tarefa humanitária, coordenada pelo Governo Federal, composta por 11 ministérios, com apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil, para oferecer assistência emergencial aos migrantes e refugiados que entram pela fronteira com Roraima.

Onze abrigos para imigrantes estão implantados em Roraima (Foto: Divulgação)

A estratégia de interiorização de imigrantes venezuelanos no Brasil teve início em abril de 2018 e contabilizou, até o fim de julho deste ano, mais de 39,8 mil pessoas em mais de 599 cidades brasileiras.

Atualmente a Operação Acolhida conta com 11 abrigos, onde aproximadamente cinco mil imigrantes estão vivendo.

Leia mais: