Cotidiano

Bombeiros isolam quadra no Conjunto Cidadão após explosão em oficina


Um senhor de 62 anos acionou a equipe do Corpo de Bombeiros após uma pequena explosão em uma residência localizada no Conjunto Cidadão, nesta terça-feira (14), por volta de meio-dia. A quadra precisou ser isolada e moradores da região foram instruídos a sair de casa. Ninguém se feriu.

A causa da explosão teria sido um vazamento de gás de um cilindro de oxigênio e carboreto de sódio em uma oficina na parte de trás da casa. O proprietário faz serviços de lanterneiro e foi quem acionou o Corpo de Bombeiros. 

As informações repassadas à Central de Comunicação e Operações do CBMRR dão conta que uma máquina de carbureto apresentou problemas, dando início a um incêndio próximo a um cilindro de oxigênio.

Por telefone, a Central de Operações do CBMRR orientou os solicitantes que as pessoas próximas à oficina deveriam se distanciar do local, como forma de prevenção, enquanto as viaturas deslocavam para a ocorrência.

No local, as equipes do CBMRR verificaram que não havia mais chamas e que não havia mais possibilidade de explosão ou reignição do incêndio. Porém, devido ao calor produzido pelas chamas, as mangueiras de conexão entre a carbureteira e o cilindro foram queimadas e o vazamento persistia. Como forma de segurança, toda a rede elétrica da oficina foi desligada.

O perito em produtos perigosos do CBMRR foi acionado e foi até o local. Após vistoria no maquinário e no cilindro, o perito verificou que não havia mais riscos de incêndio ou explosão. 

Ainda no local, o perito constatou que o incêndio pode ter iniciado devido ao acúmulo excessivo de gás dentro da máquina de carbureto que, durante processo de alívio pela válvula, entrou em contato com alguma fonte de ignição existente.

A máquina foi retirada de dentro da oficina por questões de segurança e o proprietário se comprometeu a só religar o equipamento após manutenção.

FISCALIZAÇÃO – O corpo de Bombeiros informou que não é sua responsabilidade verificar se as empresas do Estado de Roraima estão aptas a trabalhar com determinados itens ou materiais. Só é responsabilidade da corporação verificar se a empresa tem os itens de segurança adequados a sua atividade.

Na ocorrência de hoje, as guarnições do serviço operacional do CBMRR coletaram as informações da empresa e repassaram à Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST) que irá verificar se a Oficina apresenta Auto de Vistoria (AVCB) válido e, em caso negativo, tomará as medidas legais cabíveis.