Cotidiano

Bombeiros recebem treinamento de resgate com tirolesa e grua

Instrução ocorreu nesta segunda-feira, 30

Os alunos do Curso de Formação de Cabos do Corpo de Bombeiros realizaram, na tarde desta segunda-feira, 30, de uma instrução de salvamento em altura com resgate de vítimas com as técnicas de tirolesa e grua.

A tirolesa é uma técnica utilizada pelo Corpo de Bombeiros quando é necessário retirar vítimas, materiais e ou equipamentos, de uma estrutura elevada para outro local. É necessário que haja um vão livre entre os dois pontos de ancoragem e o deslocamento ocorrem somente na horizontal.

“Além do resgate de vítimas, a tirolesa pode ser utilizada pelos Bombeiros de Roraima para transpor trechos intransponíveis ou transponíveis somente com demanda de esforço físico elevado, como rios, vales, entre outros”, informou a guarnição.

Já a grua é uma técnica semelhante à tirolesa. Porém, com a utilização de cordas, polias, cordeletes e outros materiais/equipamentos de salvamento em altura, permite o deslocamento dos Bombeiros, das vítimas que precisam ser resgatadas ou dos materiais/equipamentos que precisam ser transportados na horizontal e na vertical.

As técnicas foram repassadas pelo Capitão Alexandre Câpelo, especialista em salvamento em altura do Corpo de Bombeiros que fez o Curso de Salvamento em Altura no Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.


A tirolesa é uma técnica utilizada pelo Corpo de Bombeiros quando é necessário retirar vítimas, materiais e ou equipamentos, de uma estrutura elevada para outro local. (Foto: Divulgação)