Cotidiano

Bombeiros registram 22 ocorrências com cobras

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima registrou, durante o mês de maio deste ano, um total de 22 ocorrências envolvendo captura/remoção de ofídios (cobras ou serpentes). Grande parte das ocorrências foi registrada nas proximidades dos igarapés urbanos dos municípios, principalmente em Boa Vista. Esse número representa a maior quantidade registrada em um único mês desde o início do ano e é também maior que a somatória de todos as ocorrências dos meses anteriores.

As ocorrências envolvendo ofídios são divididas pelo CBMRR em animais peçonhentos (com veneno) e não peçonhentos. Das 22 ocorrências atendidas em maio, cinco foram registradas com animais peçonhentos e as demais com animais não peçonhentos.

Entre janeiro e abril de 2019, o CBMRR atendeu 21 ocorrências com ofídios. Em janeiro foram 12 ocorrências, em fevereiro não foram registradas ocorrências, em março foram atendidas apenas três, em abril foram seis. Todas as ocorrências registradas nos quatro primeiros meses de 2019 foram com animais não peçonhentos.

O tenente Alexandre Capêlo, comandante da CBS (Companhia de Busca e Salvamento) do CBMRR, alerta a população para não tentar capturar. “A recomendação é ligar para o número 193 que enviaremos as equipes para realizar a captura do animal”, afirma. 

Todos os animais capturados pelo CBMRR são entregues ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), ou liberados no meio ambiente, onde não exista presença fixa de pessoas.