Cotidiano

Bonecas de pano são confeccionadas no projeto Costurando Recomeços

A ideia é que essa produção de bonecas de pano seja comercializada na comunidade e o recurso aplicado na ampliação do projeto

Com o objetivo de ensinar um ofício para que as internas, quando saírem, saibam desenvolver alguma atividade, Desip (Departamento do Sistema Prisional) desenvolve na Cadeia Pública Feminina o projeto Costurando Sonhos, que trabalha com a produção de bonecas de pano, com a finalidade de promover a reinserção social das reeducandas. 

O primeiro módulo do projeto iniciou em setembro e terminará em dezembro. A ideia é que essa produção inicial seja comercializada na comunidade e o recurso aplicado na ampliação do projeto.

A reeducanda Nina Moreira acredita que o projeto vai ser bom para sua vida quando estiver em liberdade. “O Costurando Recomeços é um futuro promissor para todas nós. Nesse momento, eu gostaria de pedir a ajuda da comunidade para que adquira os produtos. Assim, a gente pode dar continuidade ao projeto que está sendo eficaz para todas nós, não somente com a nossa ressocialização, mas também nos dando a oportunidade de reduzir nossas penas e também nos tirando da ociosidade”, comentou.

Nina ressaltou que a perspectiva é ter um futuro melhor e ser inserida na sociedade com oportunidade de emprego. “Esse é o nosso objetivo, alcançar essa meta de sair daqui e conseguir vencer com inclusão no mercado de trabalho”.

“Elas fazem a elaboração do trabalho que são bonecas e bonecos e vão ganhar remição da pena. Quando saírem, terão um curso profissionalizante para se inserir na sociedade novamente. Vamos vender essa primeira produção para continuar sustentando o projeto e queremos apresentar para toda a comunidade para que venha nos apoiar”, disse uma das instrutoras do Costurando Recomeços, Rebeca Ribeiro.

A diretora da Cadeia Feminina, Josilene Mourão, disse que será organizado um evento na Secretaria de Justiça e Cidadania para fazer a venda dessas bonecas. 

“O dinheiro será para reinvestir no projeto, comprar tecidos, enchimentos e adquirir coisas que estejam precisando dentro da unidade. Estamos tentando recomeçar a vida dessas mulheres. Futuramente, elas podem levar esse aprendizado de confecção de bonecas para fora da unidade. Isso ajudará na inserção delas no mercado de trabalho”, disse a diretora.


As detentas fazem a elaboração do trabalho que são bonecas e bonecos e vão ganhar remição da pena (Foto: Diane Sampaio/Secom-RR)

DIA DE BELEZA

O dia de beleza para as internas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista continua neste domingo, a partir das 14h até as 17h. Essa ação começou ontem, dia 23.

Serão ofertados serviços de beleza, dentre os quais, limpeza de pele, manicure e pedicure, corte de cabelo, hidratação, além de aferição de pressão.

A ação é realizada pela Sejuc (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania), em parceria com a Igreja Universal.

O pastor José Uilquer Rocha disse que a Igreja é uma parceira nessa atividade há quatro anos.

“Ao longo de quatro anos, estamos fazendo esse trabalho em parceria com a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), com a finalidade de ressocialização. Trabalhamos com as duas mãos, porque é um trabalho espiritual, da fé, de conscientização. Estamos aqui ajudando a trazer mais leveza e alegria, um pouco de esperança e amor para essas mulheres que tanto precisam”, disse o pastor.

A reeducanda Thalia Horana, com as unhas já pintadas, estava se preparando para uma limpeza de pele. Satisfeita com o dia que está vivendo dentro da unidade, ela expressou gratidão.

“Estou achando maravilhoso. Muitas coisas mudaram por aqui. Essa ação nos deixa ainda mais animadas. Estamos aprendendo muitas coisas e, quando eu sair daqui, quero trabalhar, viver uma vida melhor e abrir meu salão, porque eu já trabalhava em salão e não quero desistir. Vou levantar a cabeça e prosseguir”, afirmou.


São ofertados serviços de  limpeza de pele, manicure e pedicure, entre outros (Foto: Diane Sampaio/Sejuc-RR)