Cotidiano

Botijão de gás ficará mais caro após novo reajuste

Com o novo aumento de 6%, o preço da botija de 13kg pode ultrapassar os 100 reais

Após ter tido um reajuste de 5% em 3 de dezembro de 2020, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), conhecido popularmente como gás de cozinha, ficará 6% mais caro a partir desta quinta-feira, 07. O anúncio foi feito essa semana pela Petrobras. 

Em Roraima, a botija de gás de 13 kg, uma das mais compradas, está custando, em média, entre R$ 90,00 e R$ 98,00 nas revendedoras da capital, segundo um levantamento de preços realizado pelo Procon Assembleia, em dezembro de 2020.

Com o novo aumento de 6%, o preço da botija de 13kg pode ultrapassar os 100 reais. Segundo a estatal, o acréscimo atinge tanto o botijão de 13 kg, que será vendido nas refinarias, quanto o GLP a granel, utilizado por indústrias, condomínios, comércio, entre outros, chegando ao consumidor com um preço mais caro.

“As distribuidoras são as responsáveis pela distribuição dos diferentes tipos de botijão e, as revendas, pelo preço final ao consumidor, valor que é influenciado pelos custos que os importadores têm com frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento e pela taxa de câmbio”, destaca a estatal.

Ainda em nota, a Petrobras afirmou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial, industrial e comercial, e que o produto é vendido pela própria Petrobras às distribuidoras a granel.