Cotidiano

Brigadistas indígenas recebem treinamento para impedir queimadas

Dos 19 profissionais treinados, 11 serão contratados pelo Prevfogo como temporários durante o período crítico de queimadas no estado

Cerca de 20 brigadistas indígenas do povo Ninam participaram de uma capacitação na Terra Indígena (TI) Yanomami para prevenir os incêndios florestais na região. Dos 19 profissionais, 11 serão contratados pelo Prevfogo como temporários durante o período crítico de queimadas no estado.

A medida é executada por instrutores do Prevfogo. O curso foi ministrado na Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Walo Pali, da Fundação Nacional do Índio (Funai), construída em 2019.

Algumas das instruções recebidas foram: comportamento do fogo, utilização de ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPIs), métodos e técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, e normas de conduta e segurança.

Pedro Paulo, indígena do povo Xerente e um dos instrutores do Prevfogo, fala da importância do curso para a soma de conhecimentos técnicos e tradicionais. “O programa de brigadas do Prevfogo tem chegado nas regiões mais remotas, a fim de instruir membros da comunidade sobre as técnicas de prevenção e combate que, somadas ao conhecimento tradicional, formam pessoas altamente qualificadas para trabalhar com fogo”, ressalta.

O curso também contou com o apoio de lideranças da região na tradução do conteúdo para a língua materna indígena. “A abertura que tivemos com os parentes que moram em uma das maiores terras indígenas, com um significativo número de indígenas ainda sem contato, foi realmente vista por nós, instrutores, como fundamental pra continuar, agora de forma remunerada, cuidando de tantas belezas da TI Yanomami. O curso foi excelente e a participação dos indígenas foi exemplar, completa Paulo.

Parceria Funai – Prevfogo

A parceria da Funai com o Prevfogo/Ibama ocorre desde 2010. A Funai apoia os processos de formação e contratação dos brigadistas descentralizando recursos para as Coordenações Regionais, responsáveis por organizar a logística dos cursos, e disponibilizando servidores para acompanhar as formações e operacionalização das brigadas.

Além das ações conjuntas com o Prevfogo/Ibama, a fundação também promove a formação de Grupos de Prevenção a Incêndios Florestais em Terras Indígenas, por meio da capacitação de indígenas sobre prevenção e manejo do fogo. O objetivo é minimizar os impactos desses eventos sem, contudo, desconsiderar as práticas tradicionais. Os cursos valorizam os conhecimentos tradicionais e promovem o diálogo intercultural acerca das práticas de manejo do fogo.

A consolidação dessas ações no âmbito da Funai tornou-se possível com a estruturação da área de gerenciamento de incêndios florestais em terras indígenas, inserida na Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), o que levou a fundação a aprimorar seus conhecimentos e práticas, além de fortalecer a interlocução com os órgãos ambientais.

Fonte: FUNAI