Cotidiano

Busca por unidades de saúde cresce devido aumento de casos de gripe

O período chuvoso é propício para circulação de vírus respiratórios e unidades de saúde tendem a aumentar a demanda

Durante o período sazonal que começou em abril deste ano, o número de internações por síndrome gripal em Boa Vista foram de 618 (14,5% do total de internação geral); número de pessoas hospitalizadas por SRAG, 171 (HCSA, HGR e Hospital Hélio Macedo – Unimed); Influenza A (H3N2), 1 (um). Outros vírus circulantes:  Sars-Cov-2, Sincicial Respiratório, Adenovírus, Rinovírus e outros. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), sistema oficial do Ministério da Saúde para notificação de casos.

Já as unidades básicas de saúde, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, no período de 3.04 a 12.05 foram registrados 3.240 atendimentos por Síndrome Gripal. Os dados são do SIGSS da Secretaria Municipal de Saúde.

Com isso, as unidades básicas de saúde e o Hospital da Criança tendem a aumentar a demanda de atendimentos, durante esse período de inverno.

A Prefeitura de Boa Vista informou que a população precisa manter os cuidados e medidas de prevenção contra a transmissão dos vírus neste período e evitar a sobrecarga nas unidades hospitalares, que tem registrado aumento de atendimento nos serviços. Para isso, é importante que a população conheça e faça uso adequado dos recursos disponíveis e agilizar o atendimento, evitando espera prolongada.

O município conta hoje com 34 unidades básicas de saúde, sete delas funcionando em horário estendido, com serviços de consultas médica e de enfermagem, exames, vacinação, medicamentos, teste para detecção de Covid-19 e outros.

Já o Hospital da Criança Santo Antônio atende casos mais complexos de urgência e emergência. O atendimento é feito por meio de classificação de risco e cores. Ou seja, as prioridades são as cores amarelo e laranja. As cores verde e azul são situações que podem ser atendidas em uma UBS.

De acordo com a Prefeitura, no Hospital, todas as crianças que dão entrada no Pronto Atendimento com síndrome gripal passam pela avaliação médica e ficam em observação, pois o médico pode solicitar exames e outros procedimentos, dependendo de cada situação para confirmação ou não de doenças respiratórias.

Vacinação – A prefeitura informou que continua vacinando as pessoas que fazem parte da segunda etapa dos grupos prioritários da Campanha nacional contra a Influenza e Sarampo, nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina e também nos dois pontos drive-thru. Aquelas que fazem parte do primeiro grupo e que não conseguiram se vacinar também podem procurar os pontos de vacinação.