Cotidiano

CNH já está disponível na versão digital

Carteira Nacional de Habilitação digital pode substituir qualquer documento pessoal com foto

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento obrigatório para condutores de veículos, já está disponível na versão digital para o Roraimense desde maio de 2017. O documento tem o mesmo valor jurídico que a CNH impressa e pode ser apresentado a qualquer órgão de fiscalização de trânsito, caso o condutor não esteja com a versão em formato impresso em mãos, podendo também substituir qualquer documento de identificação com foto.

O modelo de habilitação digital é oferecido gratuitamente aos motoristas e para obtê-lo é necessário ter o QR-Verso (código de barras bidimensional disponível em documentos emitidos desde 2017). Para quem ainda não tem QR-Code no verso do documento físico, é preciso emitir segunda via do documento ou fazer a renovação, caso esteja próximo da data de vencimento. Para esses dois serviços, é necessário pagamentos de taxas.

Após a certificação de que há o QR-Code é necessário realizar cadastro do usuário no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), preencher as informações como e-mail, telefone e número de segurança na versão impressa, para somente depois baixar o aplicativo chamado ‘CNH digital’, disponível em lojas de aparelhos eletrônicos com sistema operacional IOS ou Android.

A procura pela CNH digital em Roraima ainda é considerada Baixa. Ao total foram apenas 5.339 na versão com o aplicativo, sendo que no ano de 2018 foram atualizadas cerca de 43.343 carteiras de habilitação contendo o QR-Code no verso. De acordo com informações do Detran, a população pouco sabe do serviço, explicação para a baixa procura que coloca Roraima como o quinto estado na lista dos que já utilizam o documento digital.

O presidente do Detran-RR, Igor Brasil, ressaltou o principal benefício para os condutores é a facilidade, já que os celulares se tornaram bens comuns à população. 

“No momento da fiscalização o motorista não precisará mostrar o documento na versão física, basta apenas mostrar o documento digital utilizando o aparelho celular. É importante ressaltar a população que essa versão não descarta a necessidade de obter o documento impresso, pois até mesmo para ter a versão digital será necessário primeiro obter a CNH em seu formato normal”, explicou.

Detran inaugura loja de serviços em Shopping de Boa Vista

 CNH digital pode substituir qualquer documento com foto(Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Já está disponível à população a loja de serviços do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR) em um dos shoppings de Boa Vista, localizado no bairro Caçari. Objetivo é levar conforto aos usuários dos serviços e diminuir o número de atendimentos na sede. O valor mensal para locação do espaço é de R$ 51,6 mil por ano, feito por meio do termo de dispensa de licitação prevista na lei nº 8.666/93 em contrato direto com o shopping.

Conforme explicado pelo presidente do Detran-RR, Igor Brasil, o atendimento contará com horário diferenciado de segunda a sábado, das 10h às 20h, e ofertará serviços como renovação da habilitação, agendamento para recebimento da documentação na loja, geração de boletos, pagamentos e qualquer tipo de consulta. 

“Desburocratizar é o nosso objetivo. Também será possível a impressão das notificações e abertura de processo para o recurso de multas. Já os documentos dos veículos, após o pagamento das taxas impostas, poderão sem impressos na loja, inclusive aos sábados” explicou.

Igor Brasil ainda disse que futuras lojas também serão abertas no outro shopping, localizado no bairro Cauamé, e na Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos. “Queremos aproximar o roraimense do Detran-RR, por isso ainda estamos em negociação com o gestor da Casa do Cidadão para que possamos levar atendimento àquela região”, concluiu.