Cotidiano

CPI da Saúde irá investigar processos e contratos licitatórios

Entre as primeiras providências do grupo está a análise de processos da pasta e oitiva de ex-secretários

Nesta terça-feira (03), a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde iniciou suas atividades para investigar contratos licitatórios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O grupo será presidido pelo deputado Coronel Chagas (PRTB), terá Nilton Sindpol (Patriota) na vice-presidência e o deputado Jorge Everton (MDB) na relatoria. O grupo também é formado pelos deputados Evangelista Siqueira (PT), Renato Silva (Republicanos), Soldado Sampaio (PC do B) e Lenir Rodrigues (Cidadania).

Após a votação, Coronel Chagas agradeceu pela confiança de seus pares e pontuou que a CPI é de interesse da sociedade e que, por isso, todos os indícios de irregularidades precisam ser esclarecidos. “Todos os deputados que queiram participar dos trabalhos da comissão estão convidados”.

 O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), foi quem conduziu a instalação e eleição dos cargos da comissão, e reforçou o que já havia dito quando a comissão foi formada. “Os membros da comissão terão apoio total e irrestrito da Mesa Diretora e da equipe técnica da Assembleia Legislativa”. 

 Após debates sobre a formação da CPI, a deputada Betânia Almeida (PV), que disputou a presidência com Chagas, apresentou requerimento pedindo a saída da comissão, o qual foi acatado pela Mesa Diretora. Conforme solicitação do partido Cidadania, liderado pelo deputado Chico Mozart na Casa, a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) passa a compor o grupo investigatório.

 CPI fará oitivas de ex-secretário e diligências na Sesau

Ao final da sessão plenária, a comissão realizou a primeira reunião e entre as principais deliberações, ficou definida a oitiva do ex-secretário de Saúde Ailton Vanderley – cujas denúncias feitas em rede social, ao deixar a pasta, suscitaram os primeiros debates acerca da CPI – e a realização de diligências para análise de processos da Sesau. A convocação do ex-secretário está prevista para o próximo dia 16, às 15h. Já a análise dos processos deve ser realizada nos próximos dias.

O relator da comissão, Jorge Everton, sugeriu que durante as diligências sejam realizadas cópias de processos no local, para não prejudicar os serviços prestados pela Sesau. Ele afirmou ainda que a comissão disponibilizará um número de telefone para que qualquer pessoa possa formalizar denúncias via WhatsApp para a comissão.

O vice-presidente da CPI, Nilton Sindipol, enfatizou que a atual secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzom, foi advogada durante muitos anos de empresas que possuem contrato com a Pasta. Por isso requereu documento que comprove a desvinculação dela das atividades advocatícias e indicou ainda a necessidade de um relatório relacionado às cirurgias.