Cotidiano

CRM-RR cobra providências após agressão em TI Yanomami

"É necessário urgentemente que as autoridades constituídas tomem providências para que fatos como estes deixem de existir", informou Conselho

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) emitiu nota de repúdio cobrando providências dos órgãos de fiscalização e lamentando as agressões vividas por uma suposta profissional da área de saúde na Terra Indígena Yanomami. 

A informação partiu de denúncia recebida pela FolhaBV, de uma colega da profissional de saúde agredida. O relato é que a agressão ocorreu nesta quinta-feira, 16, após a morte de uma criança indígena. A vítima, do Amazonas, teve fraturas na cabeça e nos dois braços e foi transferida com urgência para o Hospital Geral de Roraima (HGR).

Confira a nota na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) lamenta e repudia veementemente a violenta agressão física sofrida por uma profissional na área indígena

O CRM-RR luta pela vida e por uma assistência médica de qualidade a todos, que só pode ser proporcionada dentro dos preceitos mínimos de segurança e respeito! O CRM-RR reafirma seu zelo pela saúde da população, seja ela brasileira, estrangeira ou indígena!

É necessário urgentemente que as autoridades constituídas tomem providências para que fatos como estes deixem de existir, para que profissionais de saúde não corram mais o risco de serem maltratados, sofrendo agressões físicas, psicológicas e morais. Este Conselho exige providências urgentes das Autoridades sobre este fato específico, e clama para que absurdos como este não venham se repetir.

Boa Vista, 17 de julho 2020.