Cotidiano

CRM alerta pacientes para confirmar se médico é realmente especialista

Além do CRM, é necessário possuir registro profissional que certifica aptidão para exercer especialidades

Ao procurar um médico, o paciente está depositando a confiança de que sua saúde será cuidada, portanto a vida será preservada. Para que a população se certifique que o profissional médico esteja em pleno exercício legal da medicina, é possível avaliar a ética por meio da postura nos atendimentos e pela cobrança de documentos e número do registro no Conselho Regional de Medicina. Já para as especialidades, é importante a busca de informações que também comprovem que a especialidade de fato existe, e que foi realizada residência médica, pois muitos médicos se formam e acabam por utilizar termos que não fazem parte das áreas reconhecidas pelos Conselhos, como longevidade e vitalidade.

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Roraima, (CRM-RR) Rosa Leal explicou que todo especialista deve estar cadastrado e possuir o Registro de Qualificação de Especialidade, (RQE). 

“Se o médico publicar que possui especialidade, mas não possui o RQE, ele está em situação irregular e pode gerar processo ético por anunciar algo que não está devidamente comprovado no CRM. Para obter o título, é necessário passar por uma comissão de especialidade. Só é dado direito de ser chamado especialista o médico que passou por residência e passou por provas” explicou.

Rosa Leal também disse que cursos de especialização não dão direito de especialidades ao profissional e que muitas vezes o próprio médico desconhece as informações, assim como a população.

“Alguns médicos não agem por má fé, mas realmente não estão cientes das regras. Lançamos uma campanha chamada de ‘Confirme a especialidade’ depois de pedido do judiciário que questionou se determinados profissionais possuíam títulos de especialista. Nosso objetivo é esclarecer dúvidas e alertar a todos que procurar um médico que não seja um especialista na área solicitada, pode acarretar sérios problemas”, ressaltou.

De acordo com levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com apoio do Conselho Federal de Medicina, existem cinco especialidades mais procuradas pelos médicos e são elas,  a clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. A presidente do CRM-RR também alertou para casos na dermatologia, área que de acordo com ela vem ganhando destaque.

“Existem alguns casos de médicos que possuem curso específico, mas não passaram por residência ou registro. Tudo o que envolve saúde, precisa de especialistas aptos. Quando é anunciado que o médico possui pós-graduação, não quer dizer necessariamente que ele seja especialista. Sem registro ele não se encaixa na categoria”.

Para saber se o médico está devidamente cadastrado na especialidade em que atua, basta acessar o site do Conselho Regional de Medicina, por meio do endereço crm.org.br e clicar na opção ´buscar médico` preencher com o nome do médico e localização que serão fornecidas as informações.

Publicidade