Cotidiano

Cadastro do CRLV Digital já está disponível em Roraima 

Já é algo inegável que a tecnologia tem facilitado cada vez mais a vida dos usuários, colocando tudo ao alcance de um clique. Além de diminuir a quantidade de objetos para carregar, agora alguns documentos também entraram na era digital, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), disponível para os motoristas roraimenses desde outubro do ano passado. 

Mesmo que o objetivo seja levar modernidade ao motorista, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também pensou em quem gosta de ter o documento físico. Se preferir, o cidadão poderá utilizar uma via impressa do CRLV-e, que terá a mesma validade do documento digital. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico.

Porém, para utilizar o CRLV Digital é necessário possuir outros requisitos além de um smartphone. Conforme o Contran, o documento será expedido somente após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, além do pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

O presidente do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran/RR), Igo Brasil, destaca que a medida pode facilitar a vida de quem costumeiramente esquece o documento do veículo em casa, já que esta é uma infração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, além de multa, pode render menos três pontos na carteira de habilitação.

“A tecnologia hoje está presente no nosso dia a dia. Então, quanto menos coisas você tiver que transportar, melhor. Facilita a vida do cidadão que não precisa verificar se saiu ou não com o documento de casa. Muitos já possuem um smartphone, então atende boa parte da população e é bom para quem vai fiscalizar também, tornando o processo ágil”, disse Brasil.

APLICATIVO – O acesso ao CRLV digital é feito gratuitamente por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CTD) que também disponibiliza a versão virtual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). Basta o motorista cadastrar os dados do veículo na plataforma, utilizando o número do Registro Nacional do Veículo (RENAVAM) ou o Documento Único de Transferência (DUT). Com isso, terá a visualização do documento sem a necessidade de acesso à internet. O CTD está disponível para os sistemas Android e iOS.