Cotidiano

Caer realiza campanha de coleta de lixo no Cauamé, nesse domingo

Cerca de 90 voluntários de dez instituições parceiras e servidores da Caer participam do projeto "Caer nos Rios", que chega à 24ª edição

Após dois anos sem realizar a campanha educativa e ambiental “Caer nos Rios” devido à pandemia, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) vai retomar a ação nesse domingo (28), a partir das 8h, no balneário Cauamé.

Cerca de 90 voluntários de dez instituições parceiras e servidores da Caer participam do projeto, que chega à 24ª edição. “A campanha tem como intuito sensibilizar e alertar sobre a importância da preservação ambiental, bem como ajudar a combater a poluição nos igarapés e rios”, reforçou a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental, Elizangela de Sousa Rodrigues.

Simultaneamente à coleta de resíduos, os voluntários realizam um trabalho de conscientização ambiental pelo balneário, junto a banhistas, pescadores e donos de bares, que recebem orientações para não descartarem lixo em locais impróprios e usarem sacos para armazenar seu resíduo, descartá-lo em lixeiras próximas ou em casa.

“A Caer busca incentivar o voluntariado por meio dessa campanha, formando cidadãos multiplicadores com atitudes sustentáveis e saudáveis. Além de estimular o hábito de reciclar e reutilizar os resíduos de forma adequada”, disse Airlene Carvalho, chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Caer.

O trabalho educativo também é feito em unidades de ensino, antes de cada campanha, e é baseado em uma lei federal que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e consagra a educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente, com atitudes saudáveis e transformadoras.

Na edição deste ano, a Caer, por meio do Núcleo de Meio Ambiente da companhia, atuará em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Instituto Federal de Roraima (IFRR), o Tribunal de Justiça de Roraima, a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Instituto de Defesa Civil da Amazônia (Idecam), a Secretaria Estadual de Educação (Seed), a Escola Estadual Mário David Andreazza, a Associação de Catadores Terra Viva e a ONG Adra.