Cotidiano

Caixa pretende renegociar dívidas de créditos comerciais

Na Semana de Conciliação não serão avaliados débitos contraídos com habitação

Mais de 500 clientes, pessoas físicas e jurídicas, que estão com dívidas de empréstimos comerciais com mais de um ano de atraso na Caixa Econômica e que estão em processo judicial, podem participar da Semana da Conciliação, evento que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira, dia 11, e pretende resolver 761 contratos pendentes. 

Na renegociação, a Caixa vai dar até 90% de desconto nas dívidas, caso o cliente pague à vista. Serão analisadas apenas as dívidas que já estão em processo judicial referentes a empréstimos comerciais, tanto física ou jurídica, tais como consignados, CDC (Crédito Pessoal Automático), cartão de crédito e limite de conta (cheque especial). Na Semana de Conciliação não serão avaliados débitos contraídos com habitação. 

Ao todo, o valor dos débitos soma R$ 6,6 bilhões em todo o Brasil. Embora a Caixa não tenha revelado a soma de débitos em Roraima, a Folha teve acesso a planilhas que juntas somam aproximadamente R$ 32 milhões de dívidas dos contratos pendentes.

À Folha, o gerente regional de Pessoa Física da Caixa Econômica em Roraima, Jessefan Melville, explicou que um mesmo cliente tem vários contratos e que a conciliação é a forma mais rápida, barata e eficiente de encerrar um processo judicial.

“Por isso temos cerca de 500 clientes com 761 contratos com dívidas em atraso com até 90% de desconto da dívida principal e o restante dos 10% da dívida já está contemplando também os honorários advocatícios e as custas judiciais”, disse. “Os processos judiciais oneram ainda mais o cliente devedor, já que tem de arcar com os honorários advocatícios e custas judiciais, mas isso já estará incluso nos descontos de 90% do débito”, afirmou.    

Ele citou que a Caixa já enviou notificação, tipo carta convite, há duas semanas, para todos os clientes em débito por meio dos Correios, assim como via e-mail, pedindo para comparecer à Caixa e analisar a proposta. 

“Como são dívidas de mais de um ano e de até quatro ou cinco anos, muitos clientes estão com os cadastros desatualizados, mudaram de endereço, ou de e-mail. Mas quem está em dívida comercial com a Caixa pode se dirigir a qualquer agência para saber se está sendo contemplada”, disse.

As pessoas convocadas devem comparecer aos locais indicados portando seus documentos pessoais. 

“O titular do débito, ou seu representante legal, deve comparecer a qualquer unidade da Caixa, em todo Brasil, das 9 às 14h. E nas superintendências o atendimento se estende até as 17h, independentemente de onde o cliente contraiu a dívida, portando seus documentos pessoais ou até mesmo na Justiça Federal em Roraima, no caso dos clientes do Estado, onde o processo está ajuizado e que temos uma unidade da Caixa no local”, afirmou. (R.R)