Cotidiano

Caixa vai negociar dívidas na 'praça' com desconto de até 90%

Caixa espera receber cerca de 200 pessoas em caminhão na praça oferecendo descontos que variam entre 40% e 90% 

Terminar 2019 sem dívidas para começar o próximo ano com o pé direito, é o desejo de muita gente. Aproveitando o momento em que a segunda parcela do 13º será paga nos próximos dias, a pedagoga Jucelma do Carmo foi até a unidade móvel da Caixa Econômica, estacionada na Praça Fábio Paracat, no Centro, até esta sexta-feira, dia 22, com atendimento das 8h às 18h

“Foi até uma surpresa quando eu escutei pelo rádio essa promoção que a Caixa está fazendo. Por curiosidade eu vim ver como que era esse procedimento, e deu certo. Minha dívida de cheque especial já tem três anos e agora vou quitar. Seria uma coisa boa que outros bancos também fizessem isso”, sugeriu. 

Lançada em maio deste ano, a campanha ‘Você no Azul’ oferece descontos que variam entre 40% e 90% para liquidação à vista, para pessoas físicas e empresas que desejam regularizar débitos com atraso superior a 360 dias. Em Roraima, 8.745 clientes se enquadram no perfil com 12.385 contratos.

Até a saída do caminhão, a Caixa espera receber cerca de 200 pessoas, mas a campanha continua nas outras agências do banco, conforme explicou o superintendente regional, Paulo Gorayeb. “O caminhão é um ponto a mais para o atendimento, mas a renegociação pode ser feita até o dia 20 de dezembro. Digamos que você fez um contrato com a Caixa aqui em Boa Vista, só que agora mora em Caracaraí, Rorainópolis ou Pacaraima, onde a gente tem agências. Você vai renegociar do mesmo jeito”, complementou.

Ainda conforme Gorayeb, o cliente precisa apenas apresentar um documento de identificação para ter acesso aos descontos ou, caso o titular do contrato não possa comparecer, o acordo poderá ser feito por um procurador.

A atendente Bianca Almeida também contraiu dívidas com o cheque especial logo após sair do penúltimo emprego. Ela também pretende verificar as ofertas da campanha. “No aperto, acabei gastando aquele dinheiro, entre aspas, mas que na verdade era uma dívida. Já vai aí pro terceiro ano e os juros vão rolando. Fiquei sabendo do caminhão quando passei pela praça pra ir pra faculdade. A oportunidade é boa, vou ver como fica”, disse. 

Confira seis dicas para não ficar endividado e controlar as finanças

De acordo com o Serasa Experien em sua última pesquisa, no mês de junho deste ano 58% da população adulta de Roraima estava com dívidas atrasadas e negativas. Dentre os motivadores dessa inadimplência toda está o acúmulo de dívidas provocado pelo descontrole financeiro. Confira seis dicas para não ficar endividado e controlar as finanças.

1. Organize seus gastos: Identificar com exatidão o quanto você tem disponível para gastar é o primeiro passo a dar no sentido de evitar dívidas. Por isso, anotar as entradas e saídas de dinheiro — em papel, planilha ou gerenciador financeiro — é fundamental.

2. Gerencie seus recursos com inteligência: Você organizou as contas e sabe o quanto tem para despender no decorrer do mês. Agora é hora de administrar bem esse valor. Pois gerenciado da maneira certa, o dinheiro fica mais tempo em conta e serve de proteção contra as dívidas.

3. Planeje suas compras: Dos pequenos itens às grandes compras, todos os gastos precisam ser planejados. Só assim é viável evitar gastos além da conta, quando se tem um orçamento. E a ideia de manter-se dentro dele.

4. Priorize comprar aquilo que você precisa: Seguir essa dica parece simples, à primeira vista, mas refletir sobre o que ela significa vai mostrar toda sua complexidade. Quantas vezes você foi tentado por liquidações “imperdíveis” e prazos de pagamento “a perder de vista”? Pois é, o consumidor está exposto, o tempo todo, a esses estímulos para comprar.

5. Faça o possível para comprar à vista: Uma das estratégias do comércio para incentivar o consumo é oferecer suaves parcelamentos para as compras. Muito tentador pagar só um pouquinho e levar para casa aquele supermercado caprichado, ou o bem que você namora há tempos. Porém, de parcela em parcela, muita gente vê a renda todinha comprometida. E é justamente aí que a alegria de comprar vira dificuldade de saldar débitos.

6. Fuja das dívidas de longo prazo: Academia, TV por assinatura, plano de telefonia celular: evite assumir diversas mensalidades ao mesmo tempo. Com muitas parcelas para pagar, o perigo de endividamento aumenta.