Cotidiano

Caminhada ‘passos que salvam’ acontece no próximo domingo

Atualmente, em torno de 50 crianças de Roraima estão fazendo tratamento no Hospital de Amor, em Barretos, São Paulo. 

O diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Brasil é o principal objetivo da “Caminhada Passos que Salvam”, que será realizada pela terceira vez em Boa Vista, no próximo dia 24 de novembro, domingo, a partir das 8 horas, na Praça Fábio Paracat. O evento acontece simultaneamente em 22 de estados e mais de 700 cidades em todo o país e é organizado pelo Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos.

De acordo com a organizadora da caminhada em Roraima, Fátima Defante, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos.

“Sabemos que é possível aumentar as chances de cura se nossas crianças chegarem mais cedo para o tratamento. Só precisamos levar informação. Um dos principais problemas é que os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, no início da doença, são confundidos com outras doenças na infância. Por isso, é importante divulgar esses sintomas para descobrir o mais cedo possível a doença e aumentar o índice de cura”, destacou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer anualmente no Brasil, o que representa uma média de 32 casos por dia e é considerada a primeira causa de morte por doença na população nessa faixa etária. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, o índice de cura chega a 90%. Por outro lado, no Brasil somente metade (50%) consegue a cura da doença.

“A ignorância mata milhares de jovens todo ano em nosso país. Precisamos mudar essa realidade com informação. Um simples passo pode salvar vidas. O câncer em crianças evolui rapidamente, mas a resposta ao tratamento é bem mais rápida. Nas cidades onde começaram a realizar a caminhada, o índice de cura do câncer infantojuvenil subiu de 50% para até 70%. Isso significa que nosso trabalho pode salvar diversas vidas. Vem caminhar com a gente”, comentou Fátima Defante.

Kits da caminhada

A coordenação do evento está vendendo kits (camiseta, sacochila e boné) no valor de R$ 35,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o tratamento das crianças com câncer. Atualmente, em torno de 50 crianças de Roraima estão fazendo tratamento no Hospital de Amor, em Barretos, São Paulo. Quem quiser adquirir o kit pode entrar em contato pelos telefones: 98122-3435, 98122-4041 ou 98122-3838.

 

Histórico

Em 2012, foi realizada a primeira caminhada “Passos que Salvam” em 19 municípios de São Paulo e dois de Rondônia. Atualmente, o evento chegou ao 8º ano e foi abraçado por cerca de 700 cidades distribuídas em 22 estados e mobiliza a sociedade, empresas e entidades. Em Roraima iniciou em 2017, na capital, e ano passado foi incluído o município de Rorainópolis. Este ano, pela primeira vez, Caracaraí também vai fazer parte do circuito.