Cotidiano

Campanha Setembro Amarelo será realizada na capital e em oito municípios

Roraima figura entre os estados brasileiros com maior índice de suicídios

Por conta do grande número de suicídios em Roraima e para sensibilizar a população sobre a valorização da vida, a Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público, realizam a partir desta segunda-feira (9) uma série de atividades da Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo – em Boa Vista, e em mais oito municípios do interior do Estado.

Na capital, será realizada uma Sessão Especial no Plenário Noêmia Bastos Amazonas no próximo dia 17, a partir das 9h. Segundo a deputada estadual Ione Pedroso (SD), autora do requerimento para a realização do evento, a sessão contará com a participação da promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, que vai falar da repercussão da data em Roraima. A promotora foi a idealizadora da campanha e vem articulando sua realização há quatro anos consecutivos. 

“Também participarão como palestrantes, psicólogos e psiquiatras que vão explicar de forma bem didática como podemos identificar os sinais de uma pessoa que está com ideias suicidas e oferecer a ajuda necessária para salvar sua vida. Será um momento importante de sensibilização e conscientização, por isso estamos convidando toda a população para participar. A sessão é aberta”, explicou.

Já no interior, as atividades começam nesta segunda-feira. A campanha Setembro Amarelo será realizada em dois municípios. Alto Alegre, pela manhã, a partir das 9h, na Escolegis. No período da tarde será no Cantá, a partir das 14h, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação. 

Nesta terça-feira (10), o Setembro Amarelo será realizado em Mucajaí, a partir das 8h, na Praça Chaguinha Aguiar. Em Iracema, será às 15h, na quadra da Escola Estadual Dom Pedro II.

No dia 11, quarta-feira, a mobilização será em Caracaraí, às 16h, no Anfiteatro da Orla Municipal. Na quinta-feira, dia 12, a campanha chega a Normandia, a partir das 14h, na Câmara Municipal.

“As atividades retornam na semana seguinte, no dia 20, às 9h, na Escola Estadual Militarizada Antônia Tavares, em Rorainópolis. No município de Amajari será dia 28, a partir das 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, informou.

A parlamentar destacou que os órgãos envolvidos na campanha estão mobilizando toda a população para participar do Setembro Amarelo, mas principalmente os jovens, pois estão entre as principais vítimas de suicídio no mundo.

“Temos um olhar especial para os jovens, pois tem crescido entre eles os registros de suicídio, tentativa e automutilação. Estamos fazendo esse chamado também para as famílias, para que possamos conversar sobre este tema. O suicídio é evitável. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. A pessoa em sofrimento psíquico não quer se matar, mas acabar com essa dor. Contudo, a falta de conhecimento, o medo de pedir ajuda, acabam por levá-la a atentar contra a própria vida. Por isso é importante dialogar, oferecer afeto, acolhimento”, observou.

Em todos os eventos do Setembro Amarelo, haverá palestras, jogos e atividades lúdicas ensinando as pessoas a identificar os sinais de intenção ao suicídio e informando as formas de oferecer ajuda e os locais públicos de atendimento aos transtornos psicológicos. 

NOTIFICAÇÃO – Embora Roraima esteja entre os estados brasileiros com o maior número de suicídios, os dados sobre esse problema ainda são precários. Por isso, a deputada Ione Pedroso, que também é psicóloga, apresentou um projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa, tornando obrigatória a notificação de casos de tentativa de suicídio e automutilação atendidos nos hospitais públicos, privados e nos consultórios médicos particulares de Roraima. 

“Precisamos dessas informações para sabermos exatamente a dimensão desse problema e, com esses dados em mãos, formular políticas públicas mais eficazes para salvar vidas. Muitas vezes a família leva a pessoa em sofrimento psicológico para atendimento em um consultório particular, por exemplo, e essa informação não chega aos registros públicos”, enfatizou a parlamentar. 

AJUDA – Em Boa Vista, o atendimento a pessoas com transtornos psicológicos é feito na Clínica Especializada Coronel Mota, no Caps II (localizado na rua Dom José Nepote, 901, São Francisco, telefone 3624-2384; Caps III (localizado na avenida Capitão Ene Garcez, 497, Centro, telefone 98404-42190; Caps AD III (na rua Adali Oliveira Rosa, 1552A, Alvorada, telefones 98407-2238 e 3627-3023), além da Unidade de Acolhimento (situada na rua Bahia, s/n, Bairro dos Estados, telefone 988405-2333). 

No interior, tem os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza.

Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o número 188 para ligações gratuitas, 24 horas por dia. Em Roraima, também é possível obter informações no site www.setembroamarelorr.com.br.