Cotidiano

Campanha arrecada cabelos para pacientes com câncer

Campanha busca ajudar na autoestima de pacientes que perderam os fios durante o tratamento

Uma campanha articulada por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do Poder Legislativo, intitulada “Lenço ou Cabelo?”, está arrecadando fios de cabelo para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes que estão passando por quimioterapia.

A campanha tem o diferencial de buscar fios naturais para confecção de perucas, para serem doadas a pessoas com câncer, além de arrecadar lenços.

A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais marcantes do tratamento, pois afeta a autoestima das pacientes. Os fios doados serão encaminhados à ONG Rapunzel Solidária, responsável por atender crianças, jovens e adultos em tratamento contra o câncer, e outras doenças que causam a perda dos cabelos.

O material será transformado em perucas para esses pacientes. Os fios naturais são destinados às crianças, já os com químicas vão para as mulheres adultas.

Como doar

Para realizar o corte para a doação é preciso que o cabelo tenha mais 20 centímetros. São aceitos quaisquer tipos de cabelo, de qualquer cor, inclusive grisalhos. Pode ter química, ser liso ou crespo.

Ao chegar ao cabeleireiro é importante avisar que está cortando para doar. O cabelo deverá ser preso bem firme com elástico. O corte deverá ser feito com o cabelo seco, pois se estiverem molhados ou sujos, podem estragar e terão de ser descartados.

Ligado à PEM, o Centro Humanitário de Apoio a Mulher (CHAME), ficou responsável pelo recolhimento das doações.

Quem tem interesse em doar, pode entregar o material no prédio do órgão, localizado na rua Coronel Pinto, esquina com a avenida Ville Roy, nº 524, Centro.

Outro ponto de arrecadação é a Procuradora Especial da Mulher, também na avenida Ville Roy, nº 5717, Centro.

Mais informações pelo telefone 98801-0522 ou por mensagem direta pelas redes sociais da Assembleia Legislativa (assembleiarr).