Cotidiano

Campanha da Fraternidade 2020 é inspirada na Santa Dulce dos Pobres

#SEMTEMPO? Confira o resumo da matéria

Iniciou nesta quarta-feira, 26, a Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O objetivo principal da campanha é despertar o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações na família, na comunidade e na sociedade, inspirado no trabalho de caridade feito por irmã Dulce, primeira santa brasileira a ser canonizada, que dedicou a vida servindo aos pobres e mais necessitados. Exemplo de caridade, serve como norte para as ações deste ano


ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

A quarta-feira de cinzas representa ao público católico o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF). Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha como caminho de conversão pessoal, comunitária e social.

Esse ano, o tema é: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, tendo como inspiração a Santa Dulce dos Pobres, que dedicou a vida servindo aos pobres e mais necessitados.

A Campanha traz a proposta de cuidado com a vida por meio da prática da caridade. Santa Dulce foi canonizada em 13 de outubro de 2019 em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, se tornando a primeira santa brasileira.

O bispo da Diocese de Roraima, dom Mário Antônio, avaliou que a vida é um dom gratuito de Deus e um compromisso com a vida dos que estão ao lado. “. Devemos ser colaboradores e mensageiros da cultura da vida, e não contribuir com a cultura da morte, muito presente nos dias de hoje”, disse. Se tratando de objetivo geral, a Fraternidade vem despertar o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações na família, na comunidade e na sociedade.

A campanha também traz objetivos específicos e permanentes, sendo estes: despertar do espírito comunitário e cristão no povo de Deus na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor do Evangelho, e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana, em busca de uma sociedade justa e solidária.

Os específicos, por sua vez, são: apresentar o sentido da vida proposta por Jesus, nos Evangelhos; despertar as famílias para a beleza do amor; preparar os cristãos e as comunidades para anunciarem a vida plena; criar espaços nas comunidades para que todos se sintam parte da vida, recebida no batismo, e o dom do Espírito Santo, na Crisma; despertar os jovens para o dom e beleza da vida; propor a ética como fundamento das relações sociais e suscitar cristãos católicos comprometidos como testemunho concreto da fé.

Para o bispo, apesar de o período específico da campanha ser o mesmo da quaresma, a temática deste ano possibilita que a mensagem e a reflexão geradas se estendam durante todo o ano. “A quaresma é um tipo especial de missão da Campanha da Fraternidade que, através de ações, se estende durante o ano e, principalmente, por toda nossa vida”, comentou dom Mário.