Cotidiano

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira

Nesta primeira etapa serão priorizados os idosos e trabalhadores da saúde

Na próxima segunda-feira, 23, terá início a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), em Boa Vista. Este ano, a campanha será realizada em três etapas, com grupos prioritários distintos. O primeiro a receber a vacina são os idosos, a partir de 60 anos, e os profissionais de saúde.

“Foi uma medida necessária e de proteção ao público-alvo, principalmente os idosos, que dependendo da gravidade da doença respiratória, podem apresentar riscos e outras complicações. As nossas unidades já estão organizadas para receber esse público, se atentando para os cuidados e evitando aglomerações”, explica Romildo Azevedo, coordenador municipal de Imunização.

Na segunda fase da campanha, que começa dia 6 de abril e vai até 8 de maio, serão imunizados os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

Já a terceira etapa, que começa a partir de 9 de maio e vai até o dia 22, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

Mais de 13 mil doses de vacina já foram distribuídas e estão disponíveis nas 28 unidades básicas de saúde com sala de vacinação. Incluindo as que funcionam até meia-noite.

Meta – A meta de cobertura vacinal é de 90% para cada grupo prioritário. Em Boa Vista, 84.900 pessoas fazem parte destes grupos. Ano passado não alcançaram a meta, os grupos de crianças (88,86%) e trabalhadores da saúde (81,48%).

Sarampo – A prefeitura vai realizar também durante este período, a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, voltada para adultos de 20 a 49 anos. Neste caso, a vacinação ocorre de forma indiscriminada, ou seja, independentemente de já ter se vacinado, precisa tomar uma dose da vacina.