Cotidiano

Campanha orienta lojistas sobre exposição de preços em produtos

Na visita às lojas, os agentes do Procon estadual orientam os comerciantes que todos os produtos expostos precisam estar com o preço 

O Procon Estadual realizou realiza em várias lojas da cidade, uma ação de conscientização para lojistas e consumidores. Agentes do órgão de defesa do consumidor explicam aos vendedores que toda a mercadoria da loja deveria estar com o preço visível. Durante a ação, panfletos com orientações foram entregues para os comerciantes e consumidores.

A diretora de fiscalização do Procon Estadual, Patrícia Lins, explicou que muitas vezes o consumidor entra nas lojas e fica totalmente perdido por não saber o preço das mercadorias e que essa prática fere o Código de Defesa do Consumidor.

“É um direito deles. Assim que entra no estabelecimento já tem que perceber qual é o preço que o comerciante está obrando em seus produtos. Essa é a nossa ação de conscientização”, disse.

Lins explicou que, durante esse período de promoções, é importante que os consumidores saibam os seus direitos e que essa ação tem muito a ver com essa época do ano também, com essa questão da Black Friday. Depois, tem o período de festas de Natal e fim de ano, quando o mercado fica mais aquecido.

“Hoje se fala muito de Black Friday, mas na verdade é uma conscientização para o ano inteiro, porque muitas lojas, como intuito de enganar o consumidor, acaba retirando os preços das mercadorias e na Black Friday acontece muito isso. Então, para evitar fraudes, estamos enfatizando que as pessoas exijam seus direitos, que realmente reclamem e peçam que coloque os preços nas mercadorias. É direito do consumidor. As pessoas precisam aprender a reclamar, a buscar os seus direitos”, complementou.