Cotidiano

Campanha promove arrecadação de brinquedos para crianças imigrante

As doações de brinquedos em boas condições podem ser entregues na Cáritas Diocesana de Roraima

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

A chegada do Natal costuma despertar sentimentos de união, paz e solidariedade entre os povos e esse ano não vai ser diferente. Te pergunto: tá afim de fazer a diferença na vida de uma criança? É fácil! Se você tiver filhos, é mais fácil ainda! Separa aquele brinquedo que não é mais tão utilizado ou que foi esquecido, desde que esteja em boas condições de uso, e doe a quem precisa.

Foi nesse espírito de fazer a diferença que a Cáritas Diocesana de Roraima lançou a campanha de arrecadação de brinquedos para crianças imigrantes em situação de vulnerabilidade. Até o dia 19 de dezembro, o grupo vai estar recebendo as doações na sala do projeto Orinoco, na sede da Cáritas, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1.529, no Centro Cívico, ao lado da Catedral.

A educadora de Ação Social do projeto Orinoco, Luana Albuquerque, explicou que a ideia da campanha surgiu durante o trabalho realizado atualmente junto a 200 mulheres e 230 crianças. “Trabalhamos em instalações do Santo Agostinho, onde irmãs já faziam o atendimento desse público. Numa conversa com a assessora local, pensamos em uma forma de fazer a diferença no Natal dessas crianças”, contou.

Em relação ao tipo de brinquedo, a educadora informou que a faixa etária das crianças atendidas vai de 0 a 12 anos. Dessa forma, além dos brinquedos, também é possível fazer a doação de fraldas, enxovais e roupas. “Toda doação é sempre bem-vinda. Nós falamos dos brinquedos porque é o que costumam pedir nessa data, mas fica a critério da população”, disse.

Com a data da doação prevista para o dia 20 de dezembro, Luana reforçou que as doações devem ser feitas até o dia 19 do mês. O local da entrega, no entanto, ainda não foi definido, visto que o primeiro passo da campanha é sensibilizar a população para a importância do ato. Para a educadora, o intuito principal é manter a esperança no coração das crianças e, consequentemente, das mães.

“A gente vê que ainda há casos de xenofobia, preconceito e discriminação junto aos imigrantes. Eu, enquanto brasileira e roraimense, vejo que a imigração é oportunidade de crescer e agregar uma nova cultura. Temos que receber essas pessoas de braços abertos, porque eles vêm com esperança. E o que nós queremos é manter essa esperança viva”, concluiu.

DOAÇÕES – Os brinquedos e demais materiais doados devem ser entregues na sala do projeto Orinoco, na sede da Cáritas, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1.529, no Centro Cívico, ao lado da Catedral.